Estudantes do IFPE-Barreiros promovem XXII Fórum de Turismo

Organizado pela turma do 2º módulo do curso Técnico em Hospedagem, evento abordou Intercâmbio nos meios de Hospedagem

Aconteceu, no dia 1º de junho, o XXII Fórum de Turismo do IFPE-Campus Barreiros. Organizado por estudantes do segundo módulo do curso Técnico em Hospedagem, o evento abordou questões relativas ao Intercâmbio nos meios de Hospedagem, a partir do contraponto entre o turismo de base comunitária e o convencional.

Para debater o tema, foram convidados dois palestrantes: o professor Plínio Guimarães, que trouxe a perspectiva de intercâmbio de experiências em comunidades e assentamentos rurais no Nordeste do Brasil; e o gerente geral de uma das maiores redes hoteleiras do mundo, Mauro Barros. Além de pontuar os desafios e tendências contemporâneas na área, destacou a importância de os estudantes aprenderem outros idiomas. “Vocês já estão dando o primeiro passo aqui, que é estudar. Continuem e ampliem isso, para poder se comunicar em outras línguas”, orientou.

Já Plínio apresentou outro modelo, que, para ele, é uma alternativa para uma sociedade mais justa e solidária. “O turismo de base comunitária é algo fundamental para o desenvolvimento de tecnologias sociais, porque concebe o turismo como atividade humana, feita por pessoas, que envolve troca de saberes, relações e culturas”, defendeu.

Após as palestras, um debate foi aberto ao público que marcou presença no auditório central. Sob a orientação da professora Jaqueline Alves, a programação ainda contou com a formação de uma mesa de honra composta pelo Diretor de Ensino do Campus Barreiros, Caetano Pereira, e pelo coordenador do curso Técnico em Hospedagem, Bruno Cavalcanti, que parabenizaram a iniciativa e esmero dos estudantes.

O evento também trouxe duas atrações culturais: apresentação musical do professor de espanhol do Campus Barreiros, Álvaro Duarte, e performance do artista barreirense Jadiel Pernambucart. No fim, a noite foi celebrada com um coffee break que trazia elementos da culinária regional e internacional.