Estudantes do IFPE Barreiros visitam o Ceasa/PE

Turma do 1º ano do curso técnico em Agropecuária faz viagem pedagógica

Alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária do IFPE Barreiros visitaram na última semana as instalações do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa/PE) como atividade pedagógica das disciplinas de Introdução a Agricultura e Introdução a Olericultura. Proposta pelos professores Glauco Caldas e Agenor Almeida, a viagem tinha entre os objetivos a ampliação do conhecimento teórico e prático através do contato direto com o produtor familiar tradicional e o empresário do sistema hidropônico e semi-hidropônico, além da verificação das técnicas de produção de mudas de hortaliças e a análise do sistema de comercialização de hortaliças na Ceasa-PE.

O roteiro da viagem passou pela Região Metropolitana do Recife e pelo município de Vitória de Santo Antão. “Além da comercialização e do sistema produtivo de hortaliças, que vai desde a produção de mudas na sementeira Vitória pelo sistema hidropônico e semi-hidropônico,  vimos também o sistema de  produção tradicional, no Assentamento Natuba” conta o professor Glauco. “Essa atividade é importante para a formação dos nossos jovens, na atual conjuntura do nosso Brasil e até mesmo municipal. Haja vista a necessidade da quebra da monocultura da cana de açúcar e uma possível implantação de olericulturas, de ciclo curto e retorno rápido, que fomente a economia local e seja um cabide de emprego para essa região tão sofrida com a falência das usinas e engenhos de cana”, completou.