Estudantes reproduzem tecnologias que valorizam o meio ambiente

Trabalhos dos estudantes do 4° semestre de Agroecologia se destacam pela economia de energia e uso de material reciclável

Você já pensou em qual será o futuro das próximas gerações se não houver a preocupação de preservar os recursos naturais?  Os estudantes do curso de Agroecologia do IFPE-Barreiros receberam do professor Rômulo de Souza a tarefa de desenvolver trabalhos capazes de utilizar itens descartados como lixo e transformá-los em equipamentos úteis para o dia a dia. Os projetos de tecnologias alternativas para agricultura foram apresentados na manhã desta quarta-feira (5), no pátio do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Neads) do Campus.

Rômulo ressalta que a atividade não exigia trabalhos originais e sim a reprodução de equipamentos que já existem. O professor destaca também que este exercício é essencial para o aperfeiçoamento dos alunos, pois estimula o autoconhecimento: “foram eles que pesquisaram, escolheram a tecnologia que iriam aplicar, fizeram os folhetos explicativos e desenvolveram todos os projetos. Eles tiveram ainda que usar criatividade para substituir eventuais peças dos modelos originais, que não foram encontradas. O resultado ficou muito bom”, elogia.

Conheça agora os projetos que foram apresentados pelos alunos de Agroecologia, na disciplina de Gestão de Tecnologia.

Bomba Rosário – É chamada por esse nome, pois lembra o formato de um terço utilizado em orações. A bomba é feita exclusivamente com materiais recicláveis, como restos de cano hidráulico, uma roda de bicicleta e madeira descartada. O objetivo da bomba rosário e retirar água de poços artesianos para que ela seja armazenada e consumida. Substitui a moto bomba, sem gasto de energia elétrica.

Alunos responsáveis: Graça Rosa, José Albério, Ricardo Rosa, Valdineide Silva e Wedja Santos

Acesse o folheto explicativo da Bomba Rosário

Aquecedor solar – Segundo os alunos responsáveis pelo projeto, dependendo da intensidade do sol, o equipamento transforma água fria em quente, podendo chegar a uma temperatura de 50 graus. A água sai fria da mangueira e percorre canos envoltos por caixas de leite pintadas de preto, para maior absorção da energia solar, e por garrafas pet, que tem a função de evitar a perda de calor.  A água chega aquecida ao barril de 60 litros, sem uso de energia elétrica.

Alunos responsáveis: José Ricardo de Lima, Marcos Antônio Cavalcanti, Rafael Leonardo de Souza e Jadez Olegário Silva

Acesse o folheto explicativo do Aquecedor Solar

Galinheiro móvel – Feito à base de arame, madeira e cano, o galinheiro é econômico e facilmente removível. O equipamento tem o objetivo de preparar o solo, já que as galinhas consomem o capim prejudicial às plantações, descompactam o solo enquanto ciscam e ainda adubam o terreno com as fezes.

Alunos responsáveis: Hilda Noberto, José de Barros, Vandéria Silva

Acesse o folheto explicativo do Galinheiro Móvel

Calhas de Garrafas Pet – Como o próprio nome diz, feita com garrafas pet, a calha auxilia no armazenamento da água da chuva. Proporciona economia de água potável e reutiliza materiais que seriam descartados.

Aluna responsável: Evany da Silva

Acesse o folheto explicativo das Calhas de Garrafas Pet

Silo de Bambu – É uma sementeira agroecológica, feita com bambu e garrafas pet. As sementes são misturadas a um preparado de cinzas de fogão à lenha e ficam guardadas em garrafas pet para que não mofem. Uma alternativa prática e econômica para os agricultores.

Aluna responsável: Evany da Silva

Acesse o folheto explicativo do Silo de Bambu

Jardim Suspenso – Ideal para terraços e apartamentos, o jardim suspenso também utiliza materiais recicláveis, como garrafas pet. Outro benefício deste jardim é a economia de água. Quando o agricultor rega a planta de cima, a água escorre por toda a estrutura e molha até a última planta, evitando desperdício.