Estudantes visitam obras do novo alojamento

Alunos do ensino médio visitaram o prédio acompanhados da direção e do engenheiro responsável

Mudanças no plano inicial de reforma do antigo prédio de alojamento e o contingenciamento de verba vivido pelas Institutos Federais no ano passado atrasaram a entrega do novo alojamento de estudantes do Campus Barreiros, prevista inicialmente para o fim de 2019. Para esclarecer as dúvidas quanto a esse assunto, alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio integrantes do programa de moradia estudantil se reuniram com a direção na manhã do dia cinco de março. Além do diretor geral, Adalberto de Sousa Arruda, participaram da reunião o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus BarreirosCaetano Pereira, o arquiteto e urbanista responsável pela reforma do alojamento antigo, Fred Pessoa, o engenheiro civil responsável pela construção do novo alojamento, Manoel Buarque, e cinco alunos. Depois de esclarecidas as perguntas, a comitiva seguiu em visita às duas obras.

“80% do que estava previsto no projeto original do novo prédio deve ser entregue em junho”, garantiu Buarque. “Se conseguirmos a complementação de verba necessária para a conclusão total das obras esse prazo se estende um pouco mais e entregamos tudo completo como previmos”, completou. Quando as obras forem entregues, começa o processo de aquisição de mobília, para só depois a ocupação do espaço ser liberada. A mudança no plano original de reforma do alojamento antigo que gerou atraso, por conta da demanda de  elaboração e aprovação de aditivos, além do aumento de custos, se fez necessária quando aprovaram a construção do novo prédio de alojamento com mais de trinta quartos para duas ou três pessoas. “A gente achou que fazia mais sentido transformar o prédio antigo em mais salas de aula do que fazer mais alojamentos”, explicou o diretor geral. Assim, onze novas salas de aula vão ser entregues aos cursos superiores que passaram a ocupar exclusivamente aquele prédio.

Os alunos reforçaram o desejo em ir para o novo alojamento assim que possível, diante da falta de conforto do alojamento provisório. “Infelizmente precisamos lidar com esses atrasos, mas estamos fazendo o possível para concluir tudo o mais rápido e com a melhor qualidade”, concluiu Adalberto de Sousa Arruda. Fred Pessoa lembrou ainda da necessidade de cooperação dos estudantes: “A gente vai entregar tudo novo e bem cuidado, mas precisamos que os alunos também se esforcem para preservar as estruturas e não termos que fazer um processo de renovação como esse antes do tempo”.