Festival de Literatura do IFPE-Barreiros faz homenagem a Machado de Assis

Estudantes do Ensino Médio encenaram peças inspiradas em textos do escritor

As poltronas do Auditório Central do IFPE-Barreiros ficaram lotadas de alunos e professores, que prestigiaram a 14ª edição do Festival de Literatura. O evento foi realizado no último sábado (16) e homenageou o escritor Machado de Assis – um dos maiores nomes da literatura nacional.

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos e Agropecuária encenaram alguns dos contos e romances mais famosos do autor. Entre eles, “Quincas Borba”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.  As adaptações dos contos e romances foram produzidas por cada turma, a partir das atividades em sala de aula conduzidas pelos professores de língua portuguesa Alvaro Vinícius, Airton Bernardo, Cristiane Conde, Marineide Cavalcanti e Severino Rodrigues.

Para  professora Cristiane Conde, uma organizadora do evento, a homenagem a Machado de Assis permitiu que os trabalhos apresentados mostrassem a diversidade da obra do escritor. Segundo ela, a natureza universal dos temas abordados pelo autor permite que sua obra esteja sempre conectada a questões atuais.

“Ao transitar por diferentes gêneros e correntes literárias, Machado apresentou aos leitores, com impecável ironia e refinado senso de humor, diferentes aspectos da natureza humana. E nós conseguimos ver essas características nos trabalhos dos alunos. Foi muito bom”; disse a professora.

Os vencedores de 2017 foram:

1ºs anos:

Primeiro lugar: 2º período Técnico em Alimentos (“Pai contra Mãe”)

Segundo lugar: 1º B Técnico em Agropecuária (“O segredo do Bonzo”)

2ºs anos:

Primeiro lugar: 4º período Técnico em Alimentos (“A Cartomante”)

Segundo lugar: 2º A Técnico em Agropecuária (“ Dom Casmurro”)

3ºs anos:

Primeiro lugar: 3º B Técnico em Agropecuária(“Conto de Escola”)

Segundo lugar: 3º A Técnico em Agropecuária (“Pobre Finoca”)