Festival de Literatura faz homenagem ao negro

Evento será realizado neste sábado (8) no Auditório Central do Campus Barreiros

Com a proposta de dar visibilidade ao negro como protagonista da formação da sociedade, o IFPE-Barreiros realiza neste sábado (8), a 15ª edição do Festival de Literatura. No evento, as turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e em Alimentos apresentam obras de vários autores da língua portuguesa e também de escritores estrangeiros. O Festival de Literatura é organizado pelos professores Airton Bernardo, Cristiane Conde, Magda Miranda, Marineide Arruda e Severino Rodrigues.

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira (53,6%) é composta por pessoas pretas e pardas. De acordo com a professora Cristiane Conde, essa maioria não se reflete em protagonismo na literatura: “historicamente, a presença do negro esteve estigmatizada à condição marginalizada de vítima ou subserviência. Então, nesse Festival, nós queremos refletir o lugar que o negro ocupou, ocupa e deve ocupar”, explica.

Na programação, estão previstas adaptações feitas pelos alunos a obras como “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. As atividades iniciam às 7h15, terão intervalo para almoço e recomeçam no período da tarde. O Festival de Literatura encerra às 16h com a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos.

Confira a Programação

Refeitório

Otelo

2º T ALIM