IFPE-Barreiros abre inscrições para curso de Sensoriamento Remoto

Fruto de uma cooperação técnica entre o IFPE e IFAC, curso de extensão é voltado para estudantes de Agropecuária e Agroecologia

A partir desta terça-feira (10), estudantes do Campus Barreiros poderão se inscrever no curso de extensão “Uso escolar do sensoriamento remoto para estudos ambientais”, que abordará o uso das imagens de satélite em sala de aula.  A iniciativa é fruto de uma cooperação técnica entre o IFPE e o Instituto Federal do Acre (IFAC), sob a coordenação do professor e engenheiro florestal, Alan Feitosa.

Ao todo, serão oferecidas 25 vagas, voltadas prioritariamente para estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária e do 6º período de Tecnologia em Agroecologia. O curso será dividido em três oficinas: 1) Aulas Teóricas de Cartografia e Geoprocessamento; 2)  Práticas no Laboratório de Informática e Introdução ao Software Spring; 3) Práticas de Campo, com uso de aplicativos GPS para celular.

As aulas serão ministradas no período da noite, das 19h às 22h15 e, eventualmente, durante o dia e aos sábados. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de maio, na Coordenação de Estágios, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

“Com a execução do projeto, esperamos despertar o interesse sobre a potencialidade do sensoriamento remoto como recurso didático dentro sala de aula e para o estudo do meio ambiente, disseminando essa tecnologia no ambiente escolar e na comunidade”, explica o professor.

Confira o cronograma completo das aulas:

OFICINA 01

Aulas Teóricas de Cartografia e Geoprocessamento

Data:  31de maio a 02 de junho, e de 07 a  09 de junho

OFICINA 02

Práticas no Laboratório de Informática: Introdução ao Software Spring.

Data: 20 a  22 de junho

Horário:  8h às 12h e 14h às 18h

OFICINA 03

Práticas de Campo. Uso de Receptores GPS ou aplicativos GPS para celular.

Data: 02 de julho e de 05 a  07 de julho