IFPE Barreiros abre seleção de estudantes para curso gratuito de aquicultor/a

Inscrições, que vão até o dia 06/10, são voltadas para estudantes, egressos/as e produtores/as rurais com Ensino Fundamental I completo e idade superior ou igual a 16 anos

O Campus Barreiros do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta terça-feira (01), edital com o objetivo de selecionar estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito de Aquicultor/a, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC).

A Formação Inicial e Continuada (FIC) consiste na oferta de cursos de curta duração visando à capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional. Na oportunidade, serão oferecidas 30 vagas presenciais, voltadas para pessoas com, no mínimo, Ensino Fundamental I completo (1° ao 5° ano) e idade igual ou superior a 16 anos. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 20 vagas para produtores/as rurais; cinco vagas para egressos/as; e cinco vagas para estudantes com curso em andamento.

Para se inscrever, as pessoas interessadas devem enviar, no período de 01 a 06 de outubro, e-mail para pronatec.aquicultura@barreiros.ifpe.edu.br, anexando os seguintes documentos exigidos no edital em formato .pdf único:

• Formulário de inscrição preenchido (ANEXO II do edital)
  • Cópia de RG;
  • Cópia do CPF

Além disso, para os/as produtores/as rurais, é preciso anexar documento comprovando que é produtor rural (carteira de trabalho, titularidade da propriedade, CAR, etc.) e histórico escolar do Nível Fundamental I (1º ao 5º ano, antiga 1ª a 4ª série); para os/as egressos/as e estudantes de nível técnico e/ou superior, anexar Carteira do Conselho Técnico Federal ou Declaração de conclusão de curso ou Diploma da Instituição de Ensino de conclusão do curso; já para estudantes que ainda estão cursando ensino médio, técnico ou superior, anexar a declaração de matrícula do presente ano (2024).

O/a estudante classificado/a receberá uma ajuda de custo destinada às despesas com alimentação e transporte, proveniente de recursos da Assistência Estudantil, atrelada à frequência escolar.

O resultado preliminar será divulgado no dia 7 de outubro, no site do campus. Eventuais recursos a esse resultado deverão ser interpostos no dia 8 e o resultado final da seleção sairá no dia 9 deste mês. A matrícula dos/as candidatos/as selecionados/as deverá ser realizada entre os dias 10 e 11 de outubro. Já as aulas iniciam no dia 14/10.

Para saber mais sobre o processo seletivo e esclarecer dúvidas, acesse o edital completo: