Início do conteúdo

IFPE Barreiros destaca sucesso da segunda edição do CONAAG

Evento reuniu 2265 congressistas inscritos de vários estados e países, com cerca de 3 mil horas de conteúdo e 20 mil visualizações


Realizado entre os dias 28 e 30 de junho, o II Congresso Online de Alimentos e Agropecuária (CONAAG) do IFPE Barreiros foi um sucesso. Com 21 atividades, divididas entre palestras, minicursos, mesas redondas e outras ações, a segunda edição do evento chegou a reunir 2265 congressistas inscritos de vários estados e países, os quais consumiram cerca de 3 mil horas de conteúdo e cerca de 20 mil visualizações, demonstrando a relevância dos temas abordados e consolidando o IFPE Campus Barreiros como instituição que promove uma programação científica voltada para as áreas de agropecuária, agroecologia e alimentos, alcançando não só os estudantes do campus, como também a comunidade externa interessada.

Durante os três dias, foram promovidos encontros com foco em inovações e desafios na produção de alimentos e temáticas afins, por meio da integração entre diversas instituições e especialistas de várias áreas e setores nacional e internacional, como profissionais da indústria de alimentos, acadêmicos e de órgãos governamentais. De acordo com Francinalva Cordeiro, docente do Campus Barreiros e coordenadora do evento, a população cresce cada vez mais, e com isso a demanda por alimentos tem aumentado significativamente. “Prover alimentos nutritivos e ao mesmo tempo sustentáveis é, sem dúvida, uma solução inovadora e possível, e que a indústria alimentícia tem buscado promover. E com isso a produção de alimentos está passando por inúmeras transformações, sendo que a pandemia acelerou ainda mais esse processo”, destaca.

Ainda segundo Francinalva, as inovações tecnológicas digitais chegaram com força no setor alimentício, e o mercado tem sido bastante receptivo a essas mudanças, sendo que o uso da internet agilizou esse processo de transformação e ressalta: “Um exemplo bem prático do que está ocorrendo na pandemia é a utilização desenfreada de delivery no pedido de comida. Esse crescimento foi impulsionado tanto pela pandemia como pelo uso de aplicativos. Desta forma, o pequeno produtor e o grande empresário têm buscado se adequar a essa nova realidade. Além disso, as novas tendências no mercado de alimentos com o surgimento da alimentação a base de plantas e insetos tem impulsionado o mercado”.

Diante de tantas discussões, a docente enfatiza a importância do CONAAG nesse cenário: “O evento promoveu a conscientização de que, apesar da ciência e tecnologia contribuírem para a descoberta de novas fontes de alimentos no futuro, a sociedade em geral tem seu papel de utilizar os alimentos conciliando praticidade, saudabilidade e principalmente evitando desperdícios”.

 

Fim do conteúdo