Início do conteúdo

IFPE-Barreiros e Secretaria de Ação Social discutem parcerias

Entre os acordos, está o estágio dos estudantes do Curso Técnico em Alimentos nas cozinhas comunitárias do município


No dia 30/01, parte da equipe gestora do IFPE-Campus Barreiros se reuniu com o Secretário de Ação Social de Barreiros, Roberto Marinho, e sua equipe, para conhecer de perto diversos equipamentos do município. Entre os locais visitados, estavam a Sala do Empreendedor, cozinhas comunitárias, CREAS, CRAS, APAE e o Centro da Família.

O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias entre a Secretaria de Ação Social e o IFPE-Barreiros. Um dos principais projetos abordados foi o curso de Salgadeira, oferecido pelo Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal que visa atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão ministradas no Campus Barreiros e destinadas às mulheres atendidas pelo CREAS. As datas ainda serão divulgadas.

Além do curso, foram discutidas propostas inovadoras, como a implantação de uma geladeira solidária no Campus e projetos de extensão voltados para a mitigação da insegurança alimentar, como os quintais produtivos.

Outro ponto destacado nas discussões foi a implantação de uma horta na escola Municipal Luiz Bezerra de Mello, onde também será instalada uma nova cozinha comunitária. Essas ações buscam envolver a comunidade e proporcionar maior acesso a alimentos saudáveis, assim como produzir os insumos que serão utilizados pelas próprias cozinhas.

Além das parcerias, foi firmado um encaminhamento para estágios dos estudantes do Curso Técnico em Alimentos nas cozinhas comunitárias, promovendo, assim, a integração entre a educação e as iniciativas sociais do município.

Após um dia repleto de discussões produtivas, a equipe gestora foi convidada a almoçar em uma das cozinhas comunitárias, que diariamente atende entre 200 e 230 pessoas, reafirmando a importância dessas iniciativas para a comunidade local.

Fim do conteúdo