IFPE-Barreiros inaugura Laboratório de Ensino de Ciências

Entre as novidades, local terá aulas de robótica para alunos do Campus

Um espaço que já foi parte do alojamento feminino e que estava sem uso, ganhou nova utilidade no Campus Barreiros. Nesta segunda-feira (16) foi inaugurado o Laboratório de Ensino de Ciências, situado em uma sala do Pavilhão Antigo, em frente ao prédio da Biblioteca. Participaram da cerimônia de inauguração o diretor-geral do Campus, Adalberto Arruda, a coordenadora do curso superior de Licenciatura em Química, Kamylla dos Santos, além de outros professores e diretores da instituição.

Para equipar o novo laboratório, o Campus investiu cerca de 50 mil reais na aquisição de 20 kits de robótica da LEGO. Os kits serão utilizados no ensino de conceitos essenciais para o aprendizado de física, especialmente para alunos do 1º ano do Ensino Médio: “a ideia é tornar a ciência mais atrativa para os estudantes, ensinando o conteúdo de maneira lúdica e prática”, explica Erval Gregório – professor da disciplina.

Nas aulas de robótica, os estudantes aprenderão a montar os robôs e programar funções como aceleração e velocidade dos protótipos por meio de softwares de programação. A atividade será desenvolvida com o auxílio de 20 tablets – que pertenciam à biblioteca e foram cedidos para o novo Laboratório. O local também foi equipado com televisor, mesas para trabalhos em grupo e 25 Kits de arduíno, que é uma plataforma aberta para realização de experimentos na área de automação. Além das aulas de robótica, o laboratório poderá ser utilizado em outras aulas práticas dos cursos oferecidos pelo Campus