IFPE Barreiros lança edital de Moradia Estudantil 2023.1

Inscrições acontecem de 06 a 10 de fevereiro, pelo sistema Fluxo

O IFPE, por meio da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), lançou, nesta sexta-feira (27), o edital nº 05/2023, de seleção para ingresso no Programa de Moradia Estudantil no Campus Barreiros referente ao semestre letivo 2023.1. O objetivo é oferecer aos/às estudantes do Campus acesso a moradia em alojamentos coletivos e a refeições diárias servidas em refeitório próprio.

Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas para estudantes de cursos técnicos Integrados e superiores que estejam regularmente matriculados/as e prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social e/ou com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, conforme a Política de Assistência Estudantil do IFPE.

Não fazem parte do público-alvo estudantes matriculados/as em programas institucionais, como o Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e demais cursos de extensão.

INSCRIÇÃO – As inscrições para o Programa Moradia Estudantil serão efetivadas exclusivamente pela internet, através do endereço fluxo.ifpe.edu.br. O período de inscrição será de 06 a 10 de fevereiro.

Para finalizar a inscrição os (as) estudantes deverão digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema, conforme o perfil socioeconômico. Após a finalização da inscrição os(as) estudantes receberão um e-mail de confirmação de inscrição no e-mail que registraram no sistema.

O período de análise socioeconômica vai de 13 a 17 de fevereiro. A etapa consiste em análise documental e, se necessário, entrevista e/ou visita domiciliar. A publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 17 de fevereiro, e a interposição de recurso para o dia 23/02. Já o resultado final deverá ser publicado no dia 27 do mesmo mês.

O Programa de Moradia é destinado a estudantes com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente aqueles(as) que residem fora do perímetro urbano em que o Campus se localiza.

A condição de vulnerabilidade social será avaliada pelo Serviço Social seguindo os critérios estabelecidos no edital, adotados, em sua maioria, na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no que diz respeito à proteção social especial e ao conceito de risco social, e também no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), na Política de Assistência Estudantil do IFPE e na Nota Técnica 01/20171 construída pelo Serviço Social do IFPE.

>> Acesse os documentos: