IFPE Barreiros lança edital para seleção de estudantes como tutores de pares

Inscrições acontecem nesta quinta (11) e sexta (12), pelo sistema Fluxo

O Campus Barreiros divulgou, nesta quarta (10), o edital voltado à seleção de tutores de pares bolsistas. Os/as estudantes do campus selecionados/as pelo edital irão acompanhar alunos/as com deficiência vinculados à Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) ou instâncias equivalentes.

A tutoria de pares é compreendida como uma atividade acadêmica de um/a estudante (tutor/a) para outro/a (tutorado/a) na qual serão utilizadas estratégias pedagógicas específicas e individuais que contribuirão para o desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais dos estudantes, tendo como público-alvo os discentes vinculados ao NAPNE ou instâncias equivalentes.

O edital tem como objetivo ampliar as condições de equidade, permanência e êxito, no espaço educacional, dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados nos cursos de nível médio integrado, subsequentes e superiores na modalidade presencial do Campus Barreiros.

As inscrições poderão ser feitas nos dias 11 e 12 de maio, de forma on-line, pelo sistema Fluxo IFPE.

Serão ofertadas quatro vagas para tutores bolsistas. O tutor remunerado com bolsa receberá o valor de R$350,00 e cumprirá carga horária de 10 horas semanais. De acordo com o edital, não haverá ofertas de vagas para tutoria voluntária (sem bolsa).

O processo seletivo será feito por duas etapas: análise do histórico escolar e entrevista. Como as inscrições serão realizadas pelo sistema Fluxo, os candidatos precisam estar com os dados no Q-acadêmico atualizados.

O início das atividades do estudante tutor está previsto para o mês de junho de 2023. A tutoria terá vigência de um semestre letivo, prorrogável, a cada período, por até dois anos.

>> Inscrições Fluxo IFPE

>> Crie seu e-mail institucional (caso não tenha)

>> Acesse o edital