IFPE-Barreiros promove ações de solidariedade no Dia do Estudante

Evento acontece dias 11 e 12 de agosto e contará com apoio das secretarias municipais de Saúde e Ação Social

Com o objetivo de estimular ações de solidariedade e orientar a comunidade estudantil e a população local em relação ao contexto das crianças com microcefalia e outras deficiências, o IFPE-Campus Barreiros promoverá, durante os dias 11 e 12 de agosto, o I Dia do Estudante Solidário. A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Ação Social de Barreiros, além do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), do Recife.

Entre os destaques da programação, está a I Copinha Davi Lucas de Futsal, que homenageia o filho do organizador do evento, o professor Rodrigo Lucena. Nascido com anencefalia, Davi Lucas faleceu com poucos dias de vida. “Por ter passado por essa experiência, quis ajudar outras famílias que estão vivendo uma situação parecida e os estudantes estão bastante envolvidos com a proposta”, conta ele.

Além da competição, que ocorrerá na manhã da sexta-feira (12) na quadra poliesportiva do Campus, as equipes estão participando de uma gincana para arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal infantil, como fraldas, tolhas e lenços umedecidos. Pessoas da comunidade interna e externa também poderão realizar doações diretamente no IFPE-Barreiros.

“Todo material arrecadado será doado para instituições que trabalham com crianças com necessidades especiais. E, durante a programação, teremos uma palestra com representantes da ONG Cervac, que desenvolverão atividades com famílias e profissionais da região que trabalham com crianças com algum tipo de deficiência”, explica Rodrigo.

Durante a manhã da sexta-feira (12), a população local também poderá usufruir de serviços prestados gratuitamente pelas secretarias municipais de Saúde e de Ação Social de Barreiros, como  aferição de pressão, teste de glicemia, saúde bucal e aulas de karatê, taekwondo e capoeira.

A programação ainda contará com uma oficina de teatro e dança, apresentações musicais e uma sessão do cineclube Cine Campus, que exibirá vídeos sobre a temática da inclusão.

O I Dia do Estudante Solidário do IFPE-Campus Barreiros é gratuito e aberto ao público.

Confira a programação completa:

19h – Abertura no auditório central

19h15 – Apresentação da Big Band do IFPE-Campus Barreiros

20h – Cineclube Cine Campus: sessão sobre inclusão

07:20 – Abertura no auditório central

A partir das 8h:

– Quadra poliesportiva: 1º Copinha Davi Lucas de Futsal

– Salas modulares: Oficinas de dança, karatê, taekwondo e capoeira

– Sala modular:  Oficina Volta ao mundo de teatro e dança, com Priscilla Botelho e Jaqueline Alves

– Casa do servidor: tênis de mesa, totó, cafre e dama

– Tendas das Secretarias de Saúde e de Ação Social : aferição de pressão, teste de glicemia e saúde bucal

11h30 – Almoço

13h30 – Palestra com representantes da ONG Cervac

14h30 – Atividade com crianças especiais (apenas para famílias e profissionais da comunidade).

15h – Apresentação da banda e grupo de dança Cervac

16h – Entrega das premiações.