IFPE-Barreiros promove ENICT 2016

Evento realizado nesta quinta-feira (31) reuniu estudantes e docentes envolvidos em projetos e grupos de pesquisa

O IFPE-Campus Barreiros promoveu, nesta quinta-feira (31), o Encontro de Iniciação Científica (ENICT), que contou com a apresentação oral dos relatórios parciais PIBIC. O evento aconteceu nas salas do curso de Tecnologia em Agroecologia, durante o período da manhã, e reuniu docentes e estudantes dos cursos superiores.

Para a estudante Patrícia de Moura, 20 anos, do 4o período de Licenciatura em Química, o evento foi importante para apresentar e discutir a primeira etapa de sua pesquisa, intitulada “Estudando o conceito de preconceito de estudantes originários de áreas rurais que ingressam no IFPE-Campus Barreiros”. Com o objetivo de  identificar se as alunas e os alunos que vêm do meio rural sofrem preconceito IFPE e se isso influencia no seus percursos educacionais, a jovem se emocionou enquanto expunha o trabalho à banca.

“Quando a gente está no começo da pesquisa, a gente vê teoria e teoria. Mas, quando a gente vai para a parte prática, lida com as pessoas. E as histórias de vida de quem eu entrevistei foram muito emocionantes” compartilha Patrícia.

Além dela, outros 22 bolsistas apresentaram seus trabalhos, relativos a diferentes projetos e grupos de pesquisa, que abordam temas como: Qualidade da água, Sistemas agroflorestais, Microbiologia, Plantas medicinais, Etnobotânica, Fitoquímica, Sementes crioulas, Turismo rural, Fitotecnia e Gênero.