IFPE-Barreiros realiza III Semana da Licenciatura em Química

Entre as atrações, o evento discutirá a importância da química no dia a dia e a reforma do Ensino Médio

Com o objetivo de refletir sobre a química como formação conscientizadora do cidadão e debater as mudanças na grade curricular do Ensino Médio, o IFPE promove, de 4 a 7 de dezembro, a Semana da Licenciatura em Química. Os minicursos e palestras que fazem parte da programação serão realizados no turno da noite, a partir das 19h, no Auditório Central do Campus. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, especialmente aos educadores da rede pública e privada de ensino.

Entre os convidados da Semana da Licenciatura em Química está o professor Luciano Azevedo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na segunda-feira (4), o professor irá ministrar a palestra de abertura “Uma Contaminação Natural: fungos afratoxina e câncer”. Já na quarta-feira (6), o Campus Barreiros terá a visita de Renato Braz de Araújo, coordenador-geral da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que virá de Brasília para debater a reforma do Ensino Médio. A reforma foi aprovada no início de 2017 pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel Temer, mas ainda não tem data definida para entrar em vigor.

Na quinta-feira (7), a palestra de encerramento manterá o propósito de discutir os rumos da educação no país e terá como tema os desafios dos professores de química no cenário atual. Segundo o professor Gílson Bezerra, coordenador do curso de Licenciatura em Química do IFPE-Barreiros, os quatro dias do evento são de extrema importância para alunos e educadores de toda a região: “é essencial que todos possam se inserir no contexto de formação consciente da sociedade”, disse o professor.

Veja a programação da III Semana da Licenciatura em Química