IFPE-Barreiros sedia reunião de agricultores da Mata Sul

Evento realizado no Campus levantou as demandas que serão apresentadas no Encontro Nacional de Agroecologia

Com o objetivo de refletir sobre o atual contexto da Zona da Mata Sul de Pernambuco, o IFPE-Barreiros sediou uma reunião de agricultores de toda a região. O encontro foi realizado nesta terça-feira (15) na sala 19 do Campus. As propostas aprovadas pelos agricultores serão levadas para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que será realizado entre os dias 31 de maio e 3 de junho em Belo Horizonte (MG), com o lema  “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”.

Além dos agricultores da Zona da Mata, o evento teve a presença de professores e alunos do IFPE. O estudante do curso de Agroecologia, Ivanildo Paulino, é um dos representantes da região no ENA e já está com viagem marcada para Minas Gerais. Paulino explicou que os participantes da reunião desenvolveram diversas atividades que ajudaram na compreensão dos problemas que atingiram a Mata Sul nos últimos anos e do que pode ser feito para mudar o panorama.

Ivanildo Paulino (à direita)“Em um dos exercícios realizados durante o dia, construímos uma linha do tempo de todos os acontecimentos que marcaram a região nos últimos 30 anos. A partir desta proposta, conseguimos visualizar com mais clareza os retrocessos do período, como o fechamento de usinas e a falta de assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento da nossa produção. Levantamos as demandas mais importantes e levaremos ao ENA”, disse o estudante.

O coordenador de pesquisa e extensão do IFPE-Barreiros, Rômulo Souza, destacou a importância dos professores e estudantes participarem da atividade para fortalecer a integração do IFPE e do curso de Agroecologia com a comunidade. Segundo ele, a parceria deve aumentar: “estamos reativando a rede de articulação entre os produtores rurais da região e queremos realizar esses encontros pelo menos duas vezes ao ano“, disse o professor.