IFPE divulga listão do Vestibular 2016

Primeiro lugar da modalidade Proeja fará o curso técnico de Operador de Computador no Campus Barreiros.

A relação dos aprovados no Vestibular 2016 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi divulgada na manhã desta sexta-feira (18). Neste ano, cerca de 30 mil candidatos disputaram 6.332 vagas em cursos técnicos e superiores do Instituto. O listão foi fixado no térreo do bloco F do Campus Recife, localizado na Cidade Universitária, e se encontra disponível no site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br)

O anúncio dos primeiros colocados foi feito pela reitora, Cláudia Sansil, em cerimônia realizada em seu gabinete. Entre os primeiros lugares nas quatro modalidades, dois são egressos do IFPE. É o caso da estudante Caline Maria dos Santos, que conquistou a nota mais alta entre os cursos superiores. Ela foi aprovada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental com nota 83,37 e é concluinte da turma 2014 do curso técnico integrado em Química.

Na modalidade subsequente, o primeiro lugar ficou com Gustavo Paiva Chaves da Cruz que também terminou o Ensino Médio no IFPE. Ele foi aprovado com nota 88,64 no curso de Eletrotécnica do Campus Recife. “Tive uma experiência muito boa aqui no Instituto durante o Ensino Médio. Agora quero algo mais voltado à minha área e acredito que a formação técnica em eletrotécnica vai me preparar bem para o mercado”, afirmou, após receber o resultado no gabinete da reitoria.

Já na modalidade integrado, o primeiro lugar ficou com Williams Santiago de Souza Filho, que passou com nota 93,75 no curso técnico em Eletrônica do Campus Recife. O primeiro lugar da modalidade Proeja, que obteve 66.60 de nota, é o único fora da capital. Carlos Alberto Gama da Silva fará o curso técnico de Operador de Computador no Campus Barreiros.

“Ficamos sempre muito felizes com esse momento do listão e neste ano mais ainda por termos dois estudantes egressos entre os primeiros colocados. Isso comprova a qualidade do ensino oferecido pelo Instituto e demonstra que estamos cumprindo nossa missão social de promover mudanças na vida das pessoas”, disse a reitora ao grupo.

MATRÍCULA – Os candidatos aprovados na primeira entrada devem ficar atentos ao período de matrícula, que já se inicia em janeiro. As datas variam de acordo com os cursos e os campi onde são oferecidos. As datas de matrícula da segunda entrada também serão divulgadas por cada campus. Todo o cronograma encontra-se disponível no Manual do Candidato. No ato de matrícula, os feras devem apresentar toda a documentação exigida no edital: carteira de identidade; foto 3×4 recente; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Quem tiver acima de 18 anos deve apresentar também o título de eleitor e o documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (no caso do sexo masculino).

Os futuros estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes devem entregar também o certificado original de conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar. Na ausência de tais documentos, a declaração de conclusão será aceita provisoriamente por um período de 30 dias. A mesma regra vale para os aprovados nos cursos técnicos nas modalidades Proeja e Integrado. A diferença é que estes devem apresentar a documentação relativa ao Ensino Fundamental.

Já os candidatos que optaram pelo sistema de cotas precisam redobrar os cuidados com a documentação. Na matrícula, será necessário atestar que cursou integralmente o Ensino Médio (no caso dos cursos superiores e técnicos subsequentes) ou Fundamental (no caso dos cursos técnicos integrado e Proeja) em escola pública. Para quem optou pela cota social, exige-se ainda a comprovação de um rendimento familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A lista completa de documentos exigidos pode ser consultada no Manual do Candidato, disponível no site da CVEST.

VAGAS – Neste ano, foram oferecidas 1.684 vagas em cursos técnicos integrado, 4.028 nos subsequentes, além de 500 nos cursos superiores e 120 em cursos de Qualificação Profissional. Todas as vagas são distribuídas pelos 15 campi do Instituto, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br