IFPE na Praça aproxima a escola da comunidade

Evento começou de manhã com atividades pedagógicas e seguiu pela noite com apresentações culturais

Dentro da Semana de Ciência e Tecnologia, o IFPE Barreiros saiu dos muros da escola e foi à Praça do Rosário, no centro da cidade, apresentar uma amostra do conhecimento produzido pela instituição. Foram 14 horas de programação ininterruptas. A estimativa é que mais de 1500 pessoas tenham passado pelas nossas tendas, informando-se sobre os cursos, participando palestras ou assistindo as apresentações culturais. “A escola é da comunidade, de todos nós. Fizemos esse evento pra confirmar essa nossa disponibilidade em recebê-los e dizer que estamos sempre de portas abertas”, discursou o diretor-geral do Campus Barreiros, Adalberto de Souza Arruda, na abertura do evento.

As filas se formaram logo cedo por alunos das escolas das redes estaduais, municipais e particulares que se espalhavam por entre os estandes das diversas formações ofertadas pelo IFPE Barreiros. Seja diante do criatório de abelhas, das maquetes agroecológicas, brincando com os projetos de robótica, admirando-se com as explosões químicas, ou experimentando os alimentos desenvolvido pelos próprios alunos, não faltaram informações para quem estava interessado em conhecer um pouco mais de perto os cursos da escola. Emily Vitória, aluna do nono ano da rede particular de Barreiros, já estava decidida a fazer o curso técnico integrado em Agropecuária e a tarde na praça confirmou a escolha: “Eu só conhecia de ouvir falar, mas hoje pude entender melhor o curso, conhecer mais a escola. Achei tudo muito interessante”. Com a inscrição no vestibular 2020.1 realizada pela internet, ela aproveitou o evento junto com amigas do oitavo ano que já se preparavam para também tentar uma vaga no IFPE assim que tivessem a oportunidade.

A gente não tinha conseguido fazer a inscrição no vestibular pela internet. Por isso viemos pra cá. Foi muito importante esse atendimento aqui pra a gente tirar todas as dúvidas”, afirmou Cristiane Oliveira, que veio de Tamandaré para inscrever o filho Igor Henrique no vestibular 2020.1 com assistência da equipe do IFPE na Praça. “Eu conhecia a escola porque um primo meu estudou lá e sempre quis conseguir uma vaga. Mas nunca tinha visitado nem sabia muita coisa dos cursos”, afirma o rapaz que pretende ser Técnico em Agropecuária.

As inscrições para o vestibular 2020.1 ainda podem ser feitas com o auxílio de uma equipe técnica na Biblioteca da Escola até o dia 13 de novembro ou pela internet no site da Cvest (cvest.ifpe.edu.br). A isenção da taxa de inscrição, entretanto, deve ser solicitada até hoje (24/10). Após essa data, todos os alunos inscritos no vestibular devem pagar a taxa de inscrição de R$ 30 para cursos de nível médio e R$ 55 para cursos de nível superior.

PALESTRAS

Na tenda pedagógica, o público superou as expectativas da organização. As vagas para cada uma das cinco palestras foram disputadas pelos visitantes, gerando listas de espera. Nos dois turnos da programação os participantes puderam se informar sobre os cuidados necessários para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e sobre as formas de cuidar da própria saúde a partir da alimentação. Além disso, discutiram noções de física e química a partir de demonstrações práticas, e de astronomia a partir das histórias de vida e morte das estrelas. Na palestra sobre hábito de leitura do professor Severino Rodrigues, os participantes foram também incentivados a criar um miniconto, desenvolvendo um pouco de suas habilidades literárias, que eram estimuladas também pelas leituras de poemas de Sylvia Beltrão, escritora egressa de nossa escola.

APRESENTAÇÕES

Desde o início do evento, apresentações culturais foram acontecendo no palco e no chão da praça. Os grupos musicais de nossa escola, mostraram a qualidade e versatilidade dos docentes e discentes do curso técnico em Instrumento Musical. Além da Big Band e da Sons do Campus, projetos de maior visibilidade do curso que abriram a programação noturna, o Sexteto Sapé e o Quarteto de trompetes apresentaram um pouco de seu repertório para o público ainda durante o dia. Jadiel Pernambucarte foi quem abriu a programação da tardel, que contou também com o desfile do Maracatu Rural Estrela Brilhante de Lagoa de Itaenga. O Mestre Zé Félix improvisou rimas sobre a visita a Barreiros e a força da educação pública. A cultura nordestina marcou presença também com os bacamarteiros da Associação dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho (Sobac), que esquentaram o público para os shows musicais. Com a Praça do Rosário cheia, a noite terminou em festa: Caxasamba fez o povo dançar com clássicos e hits e Victor Leão, que subiu ao palco por volta das 22h,  empolgou o público com repertório popular num show marcado por efeitos pirotécnicos e dançarinas estilizadas.