IFPE participa da 5ª Feira de Troca de Sementes Crioulas

Alunos do curso de Agroecologia do IFPE-Barreiros marcaram presença no evento realizado nesta quinta-feira (22) em Garanhuns (PE)

Alunos e docentes do curso superior em Agroecologia do Campus Barreiros,  participaram da quinta edição da Feira de Troca de Sementes Crioulas, promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e Rede SEMEAM. O evento foi realizado nesta quinta-feira (22) em Garanhuns (PE) e a comunidade acadêmica do IFPE-Barreiros aproveitou a oportunidade para trocar sementes e conhecimento.

O professor de Agroecologia, Marcos Antônio Mesquita, explica que o mais importante da participação dos estudantes foi o contato com com o conhecimento apresentado durante o evento e a apresentação das sementes produzidas no Campus. “Muito importante e rico para os estudantes conhecerem as sementes, suas características, e as dificuldades de cultivo, além de apresentarem as sementes produzidas na nossa região. Trouxemos as sementes produzidas no Campus Barreiros e estamos tendo a oportunidade de realizar trocas, tanto de sementes como de saberes”.

Para a estudante Eliane Castro, do 5º período em Agroecologia, visitar a feira foi uma oportunidade única. “É a primeira vez que participo de uma feira de sementes e estou maravilhada. A oportunidade de conhecer culturas que desconhecia e comunidades diferentes está sendo única, além de nos sentirmos muito acolhidas pelos agricultores e instituições”. Além de representantes do Campus Barreiros, o evento teve também um stand do Campus Garanhuns, organizado pelas docentes Mayara Dalla Lana e Marília Grugiki e pela técnica de laboratório, Mariana Pinheiro.

O extensionista rural do IPA, Pedro Balensifer, explica o que são as sementes crioulas e qual a importância da feira. “As sementes crioulas são as sementes dos agricultores, sementes tradicionais, ligadas às comunidades rurais, livres de processos industrializados e sem patentes. Acredito que a grande contribuição da feira seja permitir o acesso dos agricultores às sementes e a troca de experiência entre as pessoas que vivem de agricultura, em especial a agricultura familiar”.

FEIRA – A 5ª Feira de Troca de Sementes Crioulas foi realizada no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns. O evento, promovido pelo IPA reuniu sindicatos de trabalhadores rurais e da Agricultura Familiar, cooperativas, associações, bancos comunitários de sementes, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretarias Municipais de Agricultura, ONG’s, universidades, institutos federais e outras instituições que atuam com o tema em outras regiões do Estado.