Início do conteúdo

IFPE sedia evento que debate a preservação do Rio Una

Oficinas realizadas no Campus Barreiros traçam metas e coletam sugestões para o melhor gerenciamento do Plano Hidroambiental da bacia do rio


Com a presença de autoridades da região e da comunidade acadêmica, o auditório central do Campus Barreiros recebeu nesta quinta-feira (25) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una e representantes da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) com o intuito de propor ações, metas e o plano de investimentos no Rio Una para os próximos anos.

A professora do IFPE-Barreiros, Bianca Tavares, é uma das integrantes do comitê, que tem representantes do instituto há pelo menos oito anos. Segundo ela, o objetivo do evento é discutir o futuro do Rio Una, desde a qualidade da água até os aspectos climáticos e as características do solo e do meio-ambiente no entorno.

“O Rio Una tem a nascente em Garanhuns e a foz é aqui em São José da Coroa Grande, na nossa região. É muito importante que o IFPE, como casa de educação, participe dessas discussões para reforçar o vínculo com toda a comunidade que precisa e se beneficia do rio”, destacou.

A empresa responsável pela elaboração do Plano Hidroambiental da Bacia do Rio Una é a IBI Engenharia Consultiva. Segundo o coordenador do plano, Hypericles Macedo, existem metas traçadas a curto, médio e longo prazo para a recuperação do Rio Una.

“O Rio Una tem água e tem solo, mas infelizmente não tem irrigação. Pra mudar esse perfil caracterizado pela monocultura da cana-de-açúcar, é preciso ter um audacioso programa hidroagrícola pra mudar a atividade produtiva da região”, destacou o coordenador. O plano hidroambiental prevê também, entre outras ações, a construção de barragens estratégicas para minimizar os estragos provocados por desastres naturais na região.

Fim do conteúdo