Início do conteúdo

IV Jornada de Agroecologia promove debate social no IFPE Barreiros

Evento foi marcado por debates, mesas redondas e palestras


Nos últimos dias 25 e 26 de outubro, aconetce no IFPE Barreiros a IV Jornada de Agroecologia e Agricultura Familiar. O evento contou com a presença de mais de 200 participantes entre estudantes dos diversos cursos do Campus Barreiros e do IFAL-Campus Maragogi, agricultores e agricultoras familiares, representantes das juventudes rurais da Zona da Mata juntamente com docentes e servidores do Campus. 
A abertura ficou por conta do Prof. Adalberto Arruda (diretor geral), Prof. Caetano Pereira (diretor de ensino), Prof Rômulo Souza (Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia) e a Prof. Bianca Tavares (Coordenadora do Núcleo de Agroecologia, Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Sustentável NEADS/ Coordenadora do Evento). Logo em seguida, aconteceu a mesma redonda “Questão Agrária no Brasil e em Pernambuco” contando com as falas da Profa Lícia Jesus (UFBA), Extensionista Silvana Lemos (IPA) e Educador Alexandre Pires (Coordenador Geral do Centro Sabiá). No período da tarde, a mesa redonda “Mulheres, Agroecologia e Território”, as agricultoras familiares assentadas Elisabete Lima (Assentamento Jundiá de Cima – Tamandaré / Tecnóloga em Agroecologia) e Sônia Silva (Assentamento Ximenes – Barreiros) juntamente as Tecnólogas em Agroecologia do SERTA Edna Mendes e Nadja Melo falaram sobre os desafios de ser mulher na agricultura familiar agroecológica da Mata Sul.

Na sequência foi feita uma roda de dialogo contando com a presença de egressos(as) do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia falando sobre as experiências vividas no pós-formatura bem como o quanto a formação no curso foi importante no desenvolvimento das diversas atividades exercidas por cada um(a). A mesa redonda do segundo dia contou com as falas do Prof. José Nunes (NAC/UFRPE), Geografo Placido Junior (Agente Pastoral da CPT) e Advogado Lenivaldo (Representando a FETAPE) apresentaram importantes informações sobre os conflitos agrários que estão acontecendo na Mata Sul de Pernambuco assim como as consequencias que isto acarreta em assentados(as), posseiros (as) e moradores tradicionais das comunidades. Ao final do evento, foi celebrado os 10 anos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia com um grande bolo de aniversário.
Fim do conteúdo