Jornada de Iniciação Científica capacita alunos para a pesquisa

Evento foi realizado durante os dias 4 e 5 de abril no Auditório Central do IFPE-Barreiros e reuniu alunos de quatro Campi

Com objetivo de oferecer capacitação para bolsistas de diversas modalidades,  a quarta edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC) no polo Barreiros teve a participação de alunos de quatro Campi do IFPE:  Barreiros, Palmares, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto (Propesq), a Jornada é um evento anual e nesta edição ensinou como escrever e apresentar resultados de textos científicos e noções sobre propriedade intelectual. Além de Barreiros, outros dois polos da JIC realizaram palestras nesta semana: Recife e Vitória de Santo Antão. Na semana anterior, o evento foi realizado em Pesqueira.

Aluna do 8º semestre de Licenciatura em Química no IFPE-Barreiros, Carla Wytynna elogiou a iniciativa de realizar a JIC e ficou muito satisfeita com o que aprendeu: “Estou escrevendo meu primeiro artigo e todo novo conhecimento que a gente adquire nessa área de pesquisa tem um grande valor. As palestras me ajudaram a ter um olhar mais crítico”, disse a estudante.

O coordenador de Pesquisa e Extensão do IFPE-Barreiros Rômulo de Souza ficou satisfeito com a presença dos alunos: “achei bem interessante de uma maneira geral. Os alunos foram bem participativos e tiraram várias dúvidas”, elogiou o coordenador.  Durante os dois dias de JIC os palestrantes foram Marcelo Mello, professor do IFPE-Barreiros, Daniel Penalva, professor do IFPE-Cabo de Santo Agostinho e Flávio Albuquerque, diretor da Cientec – Revista de Ciências, Tecnologia e Humanidades do IFPE.