Início do conteúdo

Novo diretor geral do IFPE-Barreiros toma posse de cargo

Cerimônia de transmissão contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, instituições parceiras e autoridades locais


O IFPE-Campus Barreiros realizou, no sábado (11), a cerimônia de transmissão de cargo do novo diretor geral da instituição, Adalberto Arruda. O evento aconteceu no auditório central do Campus Barreiros e contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, instituições parceiras e autoridades locais da região da Mata Sul de Pernambuco.

Durante a solenidade, a mesa de honra foi presidida pela reitora do IFPE, Anália Ribeiro, que leu o termo de posse concedido ao professor Adalberto Arruda em maio de 2016, e destacou a importância e o papel do IFPE no processo de construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da ciência, do trabalho e do desenvolvimento tecnológico.

“Precisamos atentar que estamos assumindo esses cargos em tempos difíceis e, enquanto gestores da educação pública, temos que pensar a atual conjuntura com a nossa comunidade. Essa é uma festa da democracia e não podemos esquecer que nossa  missão precípua é a democratização da sociedade pela via do conhecimento  científico, tecnológico e profissionalizante”, declarou.

Durante sua fala como diretor geral, o professor Adalberto reforçou o alinhamento com a perspectiva da reitora do IFPE, ao afirmar que estava comprometido com uma “gestão participativa, democrática e transparente”. E acrescentou: “Nós estamos unidos em prol de uma mesma causa, que é a educação. Nosso propósito é resgatar a identidade do Campus Barreiros, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão”, anunciou.

A solenidade também foi marcada pela despedida da antiga gestão. O diretor cessante, Jorge Nascimento aproveitou a ocasião para agradecer à equipe que integrou com dedicação e empenho a administração do campus nos últimos anos e parabenizou o novo gestor. “Desejo que o professor Adalberto e sua equipe consigam manter a seriedade e avançar no que for preciso para que nossos estudantes continuem tendo uma educação pública de qualidade”, afirmou.

Participaram da mesa de extensão a pró-reitora de Ensino, Edlamar Santos, a pró-reitora de extensão, Ana Patrícia Falcão, o pró-reitor de Administração, Aurino César de Souza, o diretor geral do Campus Belo Jardim, Francisco Chagas, o diretor do campus Recife, Marivaldo Rosas, o diretor de Ensino do Campus Barreiros, Caetano Pereira, o coordenador Geral de Ensino, Renaldo Fernandes, o coordenador Geral de Acompanhamento ao Educando, Givanildo Nascimento, o diretor de Administração e Planejamento, Ubirajara Pereira, o coordenador Geral de Administração e Finanças, Diego Neves, o coordenador de Gestão de Pessoas, Paulo Carlos Santos, além de familiares do novo diretor geral, professores da Universidade Federal de Campina Grande e representantes do poder público dos municípios de Barreiros, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Cumaru.

No decorrer da cerimônia, foi realizada uma leitura sobre a trajetória profissional e acadêmica do professor Adalberto Arruda e, além da assinatura do Termo de Transmissão de Cargo, também houve homenagens e entrega de presentes simbólicos à reitora e ao novo diretor.

O público ainda pôde conferir uma projeção de fotos do Campus Barreiros e uma apresentação da Big Band, um projeto de extensão formado por professores e estudantes do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiros. O repertório, marcado por ritmos que variavam do clássico ao frevo e ao mambo, arrancou aplausos da plateia, que desfrutou, ainda, de um jantar especial no refeitório do Campus.

BIOGRAFIA – Adalberto Arruda foi empossado oficialmente como diretor-geral desde o dia 5 de maio, para o período de 2016 a 2020, junto aos diretores eleitos nos demais campi. O professor é mestre em Educação Agrícola, especialista em Planejamento e Administração Escolar e doutorando na área de Engenharia Agrícola. Ele foi aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim nos anos 80 e, em 1992, ingressou na instituição como docente efetivo. Em 2005, foi transferido para a antiga Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, atual Campus Barreiros do IFPE, onde atuou na Coordenação Geral de Pesquisa e Produção e nas de Cursos Técnicos, Integração Escola-Comunidade e  da Unidade Educativa de Produção de Zootecnia II, além de ter sido membro do Conselho Diretor e do Conselho Superior. 

Fim do conteúdo