Início do conteúdo

Professor Adalberto Arruda assume Direção Geral do Campus Barreiros

Os diretores-gerais de nove Campi, eleitos pela comunidade acadêmica em dezembro, foram empossados em cerimônia na Reitoria no dia 5 de maio


O professor Adalberto de Souza Arruda tomou posse de seu mandato como diretor-geral do Campus Barreiros, na última quinta-feira (05), em cerimônia realizada na Reitoria. Na ocasião, a reitora Anália Ribeiro deu posse a nove diretores eleitos nos Campi do IFPE na última consulta à comunidade acadêmica, em dezembro passado.

Na ocasião, os diretores eleitos assinaram o termo de posse e tiveram a oportunidade de falar sobre suas expectativas e metas para o novo ciclo de gestão. A reitora também prestou uma homenagem aos diretores que estavam deixando o cargo, entregando a todos uma declaração de agradecimento pelos serviços prestados aos IFPE.

“Aos diretores que estão deixando os campi, um agradecimento enorme. Sabemos que não é uma tarefa fácil. Agradecemos as horas dedicadas, à liderança da equipe, à missão cumprida. Também quero dar as boas-vindas aos que estão chegando com o respaldo da comunidade acadêmica. Vamos caminhar juntos”, disse.

Em Barreiros, o ex-diretor Jorge Nascimento repassou o cargo para o professor Adalberto Arruda, que estará à frente da Direção Geral do Campus durante o mandato 2016-2019.

Na cerimônia, a reitora ressaltou a importância da preservação e do aprofundamento do diálogo entre a equipe ao longo dos próximos quatro anos. “O eixo da nossa campanha foi o diálogo. Que a palavra nos aproxime, nos una e nos torne uma corrente, para cumprirmos nossa missão de democratização do conhecimento e construção da cidadania”, afirmou.

O professor Adalberto de Souza Arruda é mestre em Educação Agrícola, especialista em Planejamento e Administração Escolar e doutorando na área de Engenharia Agrícola. Ele foi aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim nos anos 80 e, em 1992, ingressou na instituição como docente efetivo. Em 2005, foi transferido para a antiga Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, atual Campus Barreiros do IFPE.  

Como profissional, atuou na Coordenação Geral de Pesquisa e Produção e nas de Cursos Técnicos, Integração Escola-Comunidade e  da Unidade Educativa de Produção de Zootecnia II, além de ter sido membro do Conselho Diretor e do Conselho Superior. De acordo com o professor, entre as prioridades da sua gestão estão o resgate da identidade do Campus Barreiros, a ampliação das ações extensionistas, o fortalecimento do caráter pedagógico da Coordenação Geral de Produção, a reestruturação dos espaços do semi-internato e internato e o diálogo com Diretórios Acadêmicos, Grêmo Estudantil, Sindicatos, Associações e Cooperativas. 

Fim do conteúdo