Seminário do IFPE-Barreiros debate inclusão de surdos na área profissional

Evento será realizado na terça-feira (12) e é aberto à comunidade

O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, no Brasil, existem hoje 9,7 milhões de pessoas surdas. Apesar dessa população bastante significativa, o mercado de trabalho ainda não está conseguindo absorver as pessoas com deficiência auditiva. Um levantamento de 2016 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) sinaliza que, desse total, apenas 73 mil estão trabalhando com carteira assinada, o equivalente a menos de 1%.

Para tentar encontrar soluções que minimizem o problema, o IFPE-Barreiros realiza na terça-feira (12), o Seminário de Inclusão de Surdos na Área Profissional. Os palestrantes serão Keyla Santana e Bernardo Klimsa, professores surdos do IFPE e mestres em Ciência da Linguagem. O evento é aberto à comunidade e será realizado no Auditório Central do Campus, das 8h30 às 15h30, com entrada gratuita. Além da palestra, a programação do Seminário prevê uma apresentação teatral dos alunos surdos do IFPE.

O coordenador do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica (Napne) do IFPE-Barreiros, Rogério Santos, explica que o tema foi escolhido por ser coerente com a proposta do Instituto, que é de formar profissionais: “nós precisamos mudar esse cenário desfavorável para os surdos. É preciso que a gente esclareça quais são as possibilidades, os direitos das pessoas com esta deficiência e a lei de cotas”, explica. Além de ser coordenador do Napne, Rogério Santos é intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e auxilia no aprendizado de sete alunos do Campus Barreiros, que tem deficiência auditiva.