Terceira e quarta turmas do Agrotech PLAY! iniciaram suas atividades

Projeto contemplado pelo edital nacional do IFES é voltado à promoção da iniciação tecnológica

O IFPE Barreiros deu início à terceira e quarta turma do ciclo 2023 do projeto Agrotech PLAY!, projeto que promove a iniciação tecnológica de estudantes do nono e oitavo ano de escolas públicas. Composta por discentes da Escola Municipal Dona Maria José Monteiro, da cidade de Sirinhaém, distrito Ibiratinga, a turma começou as aulas no dia 14/06 com aulas no IFPE Barreiros. Já a quarta turma teve início dia 22/06 no IFPE Ipojuca com 20 estudantes da Rede Municipal de Educação do Ipojuca. O Agrotech PLAY! foi um projeto contemplado por um edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e é executado através de uma parceria dos campi do IFPE Barreiros e Ipojuca com os municípios de origem dos estudantes, através das secretarias de educação.

A ideia original do projeto prevê a iniciação tecnológica de aproximadamente 400 estudantes, contemplando filhos de pequenos agricultores, quilombolas ou indígenas. Com foco no ensino de programação aplicada através da Plataforma Arduino para aplicações agrícolas, a iniciativa vai utilizar metodologias ativas de aprendizagem, colocando os discentes como protagonistas no processo de aquisição do seu conhecimento. As ações vão atender seis municípios do estado de Pernambuco: Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém e Ipojuca.

Submetido pelo Campus Barreiros, em parceria com o Campus Ipojuca, o projeto tem como equipe executora o professor José Mário de Mendonça Lemos do Campus Barreiros (coordenador), os professores Maelyson Rolim Fonseca dos Santos(Campus Barreiros) e Thiago Victor (Campus Ipojuca), além de estudantes dos cursos Técnico em Alimentos, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Química.