Trio Freveribe toca música pernambucana no IFPE-Barreiros nesta quarta-feira (8)

Projeto instrumental autoral terá oficina e show no Auditório Central do Campus

Com a proposta de mostrar a diversidade de elementos da música de Pernambuco, o Trio Freveribe fará uma apresentação especial no Campus Barreiros nesta quarta-feira (8). Às 15h, o grupo ministrará uma oficina gratuita sobre aspectos gerais da música e à noite, a partir das 19h30, o trio realizará uma apresentação musical com releituras de frevo, forró, côco, maracatu e ijexá. O evento é gratuito e aberto à presença de toda a comunidade.

A palavra “Freveribe” foi inventada pelo grupo a partir da mistura de “ferver” com a terminação “ibe” (Ype), da língua Tupi, que significa água ou rio. Compõem o trio os músicos Adriano Coelho (bateria), Eduardo Visconti (guitarra) e Pedro Huff (violencelo elétrico). Com apoio do Funcultura, o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, eles estão lançando oficialmente o CD Freveribe, com turnê pelo interior do Estado. Além de visitar Barreiros, o projeto já passou pelo IFPE-Belo Jardim e se apresentará em 30 de novembro e 1º de dezembro na UFPE – Campus Caruaru.

Segundo Kleyber Borges, professor do curso técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiros, o objetivo desta apresentação e da oficina é mostrar aos estudantes o trabalho de pesquisa, reflexão, criação e crítica sobre as diferenças estéticas da música pernambucana e contribuir para a formação dos alunos.

CONHEÇA O FREVERIBE

Disco para download: http://freveribe.blogspot.com.br/

Canal no youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCxyT2pUQmjJWIEEBNzhMrPw

BIOGRAFIA DOS MÚSICOS

Eduardo Visconti (Guitarra e percussão)

Nascido em São Paulo, Doutor em música popular pela UNICAMP, é professor efetivo de Guitarra Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já tocou com Fafá de Belém, Daniela Mercury, Roberto Sion, Caito Marcondes, Zé Paulo Becker, entre outros.  Atualmente, coordena e integra a Orquestra de Choro da UFPE e participa da Orkestra de Tambores da Xambá.

Pedro Huff (Violoncelo elétrico e voz)

Nascido no Rio Grande do Sul, professor de violoncelo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é Doutor pela Universidade Estadual da Louisiana. Possui ampla atuação na música erudita seja como solista nacional e internacional de orquestra, quanto na música popular, onde participou de diversas gravações e possui um CD solo de peças autorais para violoncelo.

Adriano Coelho (Bateria e percussão)

Natural de Pernambuco, graduado em Música pela UFPE. Mestre em bateria na UFRN, onde desenvolveu pesquisa sobre frevo na bateria. Já tocou com, Bruna Caram, Carlos Malta, A Trombonada, Orquestra Experimental de Frevo da UFPE, Lab. Big Band UFPE, Orquestra do Maestro Duda, e Antúlio Madureira.