Cursos de qualificação gratuitos encerram inscrições nesta sexta (13)

Vagas destinam-se a professores da educação básica e alunos de licenciatura

Encerra nesta sexta-feira, 13, o período de inscrições para os cursos de qualificação profissional, totalmente on-line e gratuitos,  oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

As capacitações variam entre 25 e 50 horas/aula e preparam os atuais e futuros profissionais da educação básica para o  uso de  ferramentas on-line em sala de aula, tanto no retorno às atividades presenciais quanto dentro de novos ambientes virtuais.

Os cursos se iniciam em novembro de 2020 e possuem temática direcionada ao ensino virtual e à preparação de conteúdos de educação a distância. O primeiro explica ‘Como Preparar Videoaulas’; o segundo trata de ‘Mediação em EaD’; e o terceiro tem como tema ‘Desenho Didático para Ensino On-line’.

Como Preparar Videoaulas
O curso propõe-se a ensinar técnicas básicas para a produção de aulas em vídeo, Em 25 horas/aula são mostradas a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de materiais audiovisuais específicos para a educação.

Mediação em EaD (Educação a Distância)
Esta capacitação tem carga horária de 30 horas e dá aos profissionais da educação básica o conhecimento sobre os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, apresentando as competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias.

Desenho Didático para o Ensino On-line
Com duração de 50 horas este curso será instrumento valioso para qualificar os participantes no preparo do  planejamento e mediação no uso de  instrumentos avaliativos para educação virtual.

Inscrições
Os professores da educação básica e estudantes de licenciatura podem se inscrever pelo link. Ao término dos cursos, a CAPES e a UEMA fornecerão um certificado de participação. Para  fazer a inscrição, acesse: https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21.

Novos cursos em fevereiro de 2021
A partir de fevereiro de 2021, os professores da educação básica e estudantes de licenciatura terão oportunidade de frequentar outros dois cursos de qualificação gratuitos e on-line. São eles ‘Multimeios em Educação’ e ‘Psicologia na Educação’. Cada um terá 60 horas/aula. As duas capacitações fazem parte da parceria entre a CAPES e a UEMA e o período de inscrições, assim como todos os conteúdos, serão anunciados em breve.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

FONTE: Redação CCS/CAPES

Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/cursos-virtuais-gratuitos-encerram-inscricoes-nesta-sexta