IFPE publica errata do edital para Especialização em Docência na modalidade a distância

As inscrições vão até o dia 12/08. Passam agora a ser ofertadas 200 vagas, distribuídas em sete cidades

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta quinta-feira (25), uma errata do edital do processo seletivo simplificado de estudantes para o curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância.

A retificação prorroga parte do cronograma da seleção, inclui um novo polo de apoio presencial da Educação a Distância (EaD) do IFPE e aumenta o número total de vagas.

Dessa forma, estão sendo ofertadas ao todo 200 vagas, distribuídas nos polos EaD das cidades pernambucanas de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe e, agora, Arcoverde. Dentro desse quantitativo, a seleção reserva vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com as ações afirmativas no ensino superior do IFPE.

Poderão participar os/as profissionais portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC, sendo preferencialmente bacharéis/bacharelas e/ou tecnólogos/as que atuam ou que pretendem atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de EPT.

O curso, ofertado por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo capacitar profissionais da educação para lecionar nas ofertas da EPT, especialmente para os cursos técnicos de nível médio.

Inscrição – Com a retificação, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de agosto, por meio do site http://selecoes.ead.ifpe.edu.br, seguindo os critérios, instruções e documentação descritas no edital. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50, a ser pago exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 13 de agosto, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Será assegurada a isenção da taxa de inscrição para membros inscritos/as no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e for de família de baixa renda. A isenção poderá ser solicitada até o dia 02 de agosto, também pelo site http://selecoes.ead.ifpe.edu.br, na opção “Isenção de Taxa de Inscrição”.

Heteroidentificação – Os/as candidatos/as autodeclarados/as negros/as ou indígenas que concorrem na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras e de aferição da condição de indígena autodeclarada. Esses procedimentos ocorrerão após o resultado final e antes da entrega de documentos para a matrícula pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD), e serão feitos de forma presencial, no polo EaD para o qual o/a candidato/a se inscreveu, conforme critérios e cronograma descritos no edital.

A pontuação classificatória será obtida por meio da análise curricular, que levará em conta a formação acadêmica, experiência profissional, participação em eventos acadêmicos e voluntariado.

O resultado preliminar da chamada regular será divulgado no dia 20 de setembro. O dia 23 de setembro será reservado para a interposição de recursos. Já o resultado final da seleção será divulgado dia 25 de setembro. O início das aulas está programado para o dia 28 do mesmo mês. Conforme o edital, estão previstas duas reclassificações, caso haja necessidade.

O curso terá duração de 18 meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações presenciais e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). A especialização será ofertada na modalidade a distância, via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), com encontros presenciais e atividades avaliativas presenciais, às sextas-feiras à noite e aos sábados (manhã e tarde), nos referidos polos EaD.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail selecoes@ead.ifpe.edu.br.

Para mais informações, acesse:

Errata