Abertas inscrições para curso de extensão a distância

Iniciativa contempla Palmares e Carpina com a oferta de 25 vagas; interessados devem se inscrever no polo até dia 10

Estão abertas, até dia 10 (próxima sexta-feira), as inscrições para os interessados em curso de extensão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), oferecido com o objetivo de aprimorar conhecimentos referentes à produção textual através do uso de tecnologias da informação e da comunicação e de ferramentas virtuais de aprendizagem, fazendo uso de softwares de edição e apresentação de texto.

Ao todo, o curso, ofertado na modalidade EaD, oferece 25 vagas e vai contemplar as cidades de Carpina e Palmares. Além de estudantes de cursos ofertados a distância pelo IFPE, podem ainda se inscrever estudantes de Ensino Médio da rede estadual, da Educação Básica e do Ensino Superior do IFPE residentes nos municípios de Carpina, Palmares e adjacências. A inscrição é gratuita e pode ser feita na sala da coordenação do polo e/ou de tutoria presencial nos polos de Palmares e Carpina, através de formulário que será preenchido on line por estudantes extensionistas que atuarão no curso.

De acordo com Rosa Vasconcelos, pedagoga e coordenadora do projeto Inclusão Digital: Produção textual e letramento para a cidadania, o curso terá uma duração total de 120 horas e constará de módulos que irão abordar ferramentas de edição de texto e de apresentação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e produção de texto e letramento. Também estão previstos dois encontros presenciais, além da atuação de estudantes extensionistas como tutores a distância na condução do curso.

“O curso é inovador porque, ao mesmo tempo em que fazemos a oferta a distância, temos o objetivo de facilitar o acesso e viabilizar a melhoria do desempenho do estudante que, ou já está em um curso na modalidade EAD ou pretende fazê-lo”, avalia Rosa, que espera obter um aproveitamento mínimo de pelo menos 75% de todos os participantes do curso, além de um contingente mínimo de evasão.

Formação – Cinco estudantes, distribuídos entre as licenciaturas em Geografia e Matemática ofertados pelo IFPE na modalidade Educação a Distância nas cidades de Carpina e Palmares, passaram por uma formação, com o objetivo de serem preparados para atuarem como tutores na condução do curso. Durante dois dias, na sede da Diretoria de Educação a Distância do IFPE, Marciano Dias, Douglas Silva, Elaine Nascimento e Joney Souza tiveram contato com os conteúdos a serem trabalhados durante o curso de extensão. Durante o período de inscrição, são eles que cuidarão das inscrições presenciais dos interessados através de formulário on line.