I Ciclo de Palestras tem início a partir do dia 16

Primeira apresentação contempla estudantes de especialização em Gestão Pública; inscritos terão acesso à palestra até dia 20

Para os estudantes da especialização em Gestão Pública que se inscreveram para conferir a primeira apresentação do I Ciclo de Palestras da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFPE, a semana já começa em ritmo de contagem regressiva: a palestra intitulada “Gestão por Resultados aplicada ao Controle da Regularidade do Estado de Pernambuco perante o Serviço Auxiliar de informações para Transferências Voluntárias”, que será ministrada por Daniel Penaforte, ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) entre os dias 16 e 20 deste mês.

Penaforte é servidor público na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) e desde dezembro de 2015 atua como diretor de Auditoria, Prestação e Tomada de Contas. A apresentação terá como ponto de partida o antigo Cadastro Único de Convênios, o CAUC, que é o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, conforme explicou o palestrante.

“A proposta da palestra é compartilhar com o público-alvo conhecimentos e experiências sobre como a Gestão por Resultados vem sendo aplicada no âmbito da SCGE/PE para aprimorar o Controle da Regularidade do Estado de Pernambuco perante o CAUC. Serão abordados conceitos relacionados à gestão de riscos e à gestão de processos de negócios, aplicados à gestão pública de forma prática e objetiva”, detalhou ele.

Todo o evento será on line, ficando as palestras disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Extensão da DEaD, Adamares Marques, a perspectiva é de que a cada mês, uma nova palestra seja disponibilizada. “A ideia é abrir o Ciclo em maio e fechar em meados de outubro ou novembro”, explicou.

Marques também explica que cada estudante inscrito terá seu envolvimento nas palestras a partir de sua participação em um fórum colaborativo; no caso de dúvidas, estas serão encaminhadas para o e-mail do palestrante. Já sobre a certificação do evento, ela garante: “Os participantes receberão certificado através do e-mail cadastrado”. Na condução dos I Ciclo de Palestras, as inscrições serão exclusivamente voltadas para os estudantes de cada curso, sendo aberto um período de inscrição para cada uma das palestras.

A próxima palestra terá como tema “Ser professor(a): os desafios da docência” e será ministrada por Camila Matos Viana. A apresentação vai contemplar os alunos dos cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática e especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio e ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem entre os dias 13 e 17 de junho.