Início do conteúdo

Aberta submissão de trabalhos para o 3º Congresso Nordestino de Educação a Distância

Prazo para submeter trabalhos vai até 27 de fevereiro


Será realizado, entre os dias 22 e 24 de março, a 3ª Edição do Congresso Nordestino de Educação a Distância (III CNEaD), iniciativa organizada em parceria pelos Institutos Federais da região Nordeste, e que este ano está sob a coordenação do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento é gratuito e predominantemente online, e sua programação contemplará a realização de palestras, painéis de debates, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e de relatos de experiência, oficinas e mostras de pôsteres.  

Poderão participar os profissionais e estudantes da educação superior, da educação básica, técnica e tecnológica da rede pública federal, estadual e municipal, pesquisadores da área de educação à distância e instituições de ensino à distância interessadas. 

Interessados/as poderão submeter trabalhos em um dos quatro eixos temáticos apresentados: Institucionalização da EaD; Qualidade na EaD; Acessibilidade na EaD; e Assistência Estudantil na EaD. Serão aceitos trabalhos nas modalidades: resumo expandido, relato de experiência e artigo científico. Cada autor/a só poderá submeter até um trabalho de autoria individual e dois de autoria coletiva. O prazo para a submissão foi prorrogado até 27 de fevereiro é feita de forma virtual pelo site disponível aqui. 

Com a temática “ A Institucionalização da EAD e suas contribuições para o ensino presencial”, o evento tem como objetivo discutir os novos rumos da EAD e os impactos da institucionalização para as instituições na Região Nordeste, mas também socializar o que já é produzido no âmbito dos Institutos Federais, seja por meio de sistemas, tecnologias e/ou de conteúdo, e dessa forma contribuir com o desenvolvimento da educação profissional no Nordeste.

O Congresso também será uma oportunidade para compartilhar as experiências e os estudos voltados ao processo de institucionalização da EAD, abordando as necessidades de criação de regulamentações internas e revisão de processos, fluxos e demandas, em que serão debatidas as políticas de capacitação, orçamento, estrutura física e recursos humanos. Além disso, o evento discutirá a mediação, estratégias, projetos e atividades diversas em educação a distância, ensino remoto e ensino híbrido, colocando em pauta as tecnologias assistivas e humanas e os impactos da legislação sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a modalidade EaD.

As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas até o dia do evento, por meio do site disponível aqui. 

Para saber mais, acesse aqui o site do evento.

 

 

 

 

Fim do conteúdo