Semana de Ciência e Tecnologia traz parceiros e convidados ao Campus Ipojuca

Maior evento científico do ano é oportunidade para o estreitamento de laços com a comunidade externa

Primeira edição totalmente presencial depois da pandemia de coronavírus, a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia do IFPE Ipojuca, realizada entre 24 e 27 de outubro, foi também oportunidade para o estreitamento de laços do Campus com instituições, pessoas, empresas e outros membros da comunidade externa na região.

A SNCT, que em 2022 teve como eixo principal a Ciência e a Tecnologia no bicentenário da independência, trouxe convidados e propostas especiais para dialogar com os estudantes do Campus e aproximá-los de discussões e movimentos em voga no mundo do trabalho e na sociedade civil.

O professor Anderson Clayton fez o papel de facilitador em sessões do minigame Startup Mundi, metodologia interativa que visa divulgar a cultura da inovação e da criação de startups. “O jogo simula a trajetória de uma startup, em uma espécie de tabuleiro digital. As equipes escolhem um ramo de atuação, tomam decisões típicas de empresas em fase inicial – contratar serviços, funcionários, captar recursos – e a partir delas vão avançando no jogo”, explica ele. O evento, aberto ao público, mobilizou principalmente estudantes dos cursos técnicos integrados. “Essa dinâmica de jogo sempre chama a atenção, eles participam ativamente e acabam conhecendo mais sobre o assunto”.

Parceiros e colaboradores de iniciativas diversas do Campus também foram integrados à programação da Semana, como Estêvão Paixão, da ONG Onda Limpa (Itapuama) e Wandecio Santana, da ONG Eco Sup Suape; eles falaram sobre ações comunitárias de limpeza de lixo e petróleo nas praias e manguezais do litoral sul, a convite dos membros de projeto de extensão do Campus que trabalhou, ao longo dos últimos anos, a elaboração de planos de contingência para limpeza de praias em casos de acidente com derramamento de óleo.

Os consultores do Sebrae Cristiano Casemiro e Jorge Bernardo Oliveira, na perspectiva do fomento ao empreendedorismo, falaram, respectivamente, sobre a fase da prototipagem no desenvolvimento de produtos e a disponibilidade de computação em nuvem para a gestão de negócios no mundo digital.

Palestra Convidado Veiculos Eletricos 01.jpegEmpresas instaladas na região também propuseram atividades voltadas aos estudantes durante a Semana. Bruno Rodinger, da startup pernambucana Voltz, fabricante de scooters e motos elétricas no Estado, trouxe detalhes sobre a tecnologia e os produtos disponíveis no mercado de veículos elétricos. Levi Lins, da operadora de Internet Acesso, trouxe a palestra “Mídia Social: o produto é você! O impacto das redes sociais na vida dos jovens”.

A Semana contou ainda com a participação dos professores Charles Turuda (IFPE Afogados), que proferiu a palestra de abertura, e José Eduardo Oliveira (IFPE Recife), sobre aplicações da Metrologia em diversos setores industriais e de serviços.

Inclusão social – Os três Núcleos de Inclusão do IFPE-Campus Ipojuca, coordenados pela Divisão de Direitos Humanos (DDH), também propuseram atividades na Semana de Ciência e Tecnologia e trouxeram a temática da inclusão social para o evento.

Oficina Negro e Lindo Neabi 03.jpegO Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), promoveu a oficina e roda de conversa “Negro/a é lindo/a! Você está preparado para isso?”, um diálogo sobre preconceito estético, questões de representatividade e autoestima tangenciando o racismo estrutural da sociedade brasileira.

As trancistas Wylla Afrohair (@wylla.afrohair) e Willy Santos (@willy_trancaas) foram convidadas para participar da conversa e realizar uma oficina de tranças e cuidados com cabelos afro. “A oficina foi um sucesso, estava prevista para terminar às 18h30 e passou das 21 horas, porque os estudantes não paravam de chegar”, conta o professor Gabriel Gameiro, coordenador do Neabi e de projeto de extensão que valoriza artistas e artesãos locais.

O Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (Neged), promoveu uma sessão do Cineclube Inclusão com o premiado filme “Eu não quero voltar sozinho” (2010), do diretor Daniel Ribeiro; o enredo é um convite a discussões sobre homofobia e capacitismo.

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (Napne) também propôs a temática da inclusão ao longo da semana. Reeditando uma atividade bem-sucedida, na I Semana  da Pessoa com Deficiência, as professoras Manuelle Teixeira e Valentina Nascimento orientaram mais uma “Vivência PcD”, em que os participantes puderam experimentar barreiras de acessibilidade cotidianas na vida de pessoas com deficiência motora ou sensorial. Orientados pela coordenação do Núcleo, estudantes também ofereceram a palestra: “Anticapacitismo: ferramenta na luta por uma sociedade mais diversa”, em que apresentaram algumas barreiras atitudinais que costumam dificultar a vida desse público.

Veja todas as fotos da SNCT/Semana de Cursos 2022.

Consulte aqui o site da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia/4ª Semana Integradora de Cursos do Campus Ipojuca, com a programação completa do evento.