Início do conteúdo

Novos profissionais são certificados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFPE Ipojuca

Parceria entre IFPE e Petrobras qualificou profissionais nas áreas de Montador de Andaimes, Ajudante de Instrumentação e Pintor Industrial para atuar no setor de Óleo e Gás


O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), celebrou a conclusão das primeiras turmas de cursos no IFPE Campus Ipojuca. O evento de certificação, realizado no dia 7 de maio, marcou a entrega de novos profissionais das áreas de Montador de Andaimes, Ajudante de Instrumentação e Pintor Industrial preparados para amplas possibilidades profissionais.

O evento foi realizado no auditório do campus e contou com a presença de representantes do IFPE, da Petrobras e do Programa. Durante a cerimônia, os mais de 40 estudantes compartilharam relatos emocionantes sobre suas trajetórias nos cursos. A concluinte do curso de Ajudante de Instrumentação, Alessandra Maria da Silva, destacou a importância de ter uma qualificação profissional. “Esse curso foi uma das maiores oportunidades da minha vida e surgiu quando portas estavam se fechando para mim. Agradeço imensamente à Petrobras que tem dado essa oportunidade a quilombolas, mães de família, desempregados. Esse programa precisa chegar a muitos lugares, porque muita gente precisa de uma chance.”, sugeriu Alessandra.

Janaína Gonçalves da Silva pontuou a superação dos obstáculos enfrentados por ela e seus colegas de curso. “Sabemos que aqui não é o fim, é apenas o começo. Independente da dificuldade de cada um de nós, seja ela física ou psicológica, com força, coragem e determinação, vencemos!”.

Em Ipojuca, o Autonomia e Renda ofertou, no primeiro, ciclo 161 vagas em cinco cursos voltados ao setor de Óleo e Gás, com foco na inclusão de públicos historicamente excluídos, como mulheres, pessoas negras, indígenas, trans, com deficiência, entre outros grupos. A conclusão dos cursos de Caldeireiro e Inspetor de Elétrica está prevista para agosto de 2025.

Educação que transforma

O coordenador do Programa Autonomia e Renda no IFPE, James Radson da Silva Lima, ressaltou o poder transformador da educação. “Os relatos de suas vivências e superações mostram o quanto vocês foram transformados pelo conhecimento. Agora são profissionais. Ao superarem tantos desafios, vocês já demonstram um grande diferencial.” afirmou.

Já o gerente de implantação do projeto da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Alexandre Ataíde, defendeu a importância dos concluintes seguirem com os estudos. “Vocês são vencedores desde o começo, pois souberam aproveitar a oportunidade que muitas vezes passa e as pessoas desperdiçam. Surgiu a palavra curiosidade na fala de vocês e reforço: nunca percam a curiosidade, ela vai levá-los mais adiante, fazer vocês não pararem de se capacitar.”, frisou.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Lançado em junho de 2024, o programa é uma parceria entre a Petrobras e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi. O IFPE é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas. Em Pernambuco, já foram capacitadas cerca de 1.000 pessoas desde o início do Programa. As oportunidades podem ser acompanhadas no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais @ifpeoficial e @ifpeipojuca.

Fim do conteúdo