Campus Ipojuca inaugura novo prédio da Biblioteca

Nova sede disponibilizará a estudantes e à comunidade externa acesso ao acervo, salas de estudo e de informática

O IFPE-Campus Ipojuca encerra o ano de 2018 com a inauguração da sede definitiva de sua Biblioteca. O novo prédio tem área total de 833 metros quadrados, compreendendo salas de estudo individual e em grupo, laboratório de informática, sala de áudio e vídeo, espaço para acervo, atendimento e administração e também um miniauditório com capacidade para 100 pessoas. O investimento total na Biblioteca do Campus Ipojuca, incluindo a construção do prédio e a aquisição de equipamentos, é da ordem de R$ 3,5 milhões.

A cerimônia de inauguração do prédio aconteceu no sábado (22), com a presença de autoridades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do Ministério da Educação e da Prefeitura de Ipojuca.

“Este momento é culminância de tudo que passou, mais de dois anos de trabalho intenso para a instalação da Biblioteca, e também o começo de tudo que está por vir neste espaço”, declarou a reitora do IFPE, Anália Keila Rodrigues Ribeiro, em seu pronunciamento. “Na Biblioteca os estudantes têm seu tempo de aprendizagem fora da sala de aula. Entre os livros acontecem várias viagens, e muito da formação da cidadania”, disse ela.

O prédio da Biblioteca do Campus Ipojuca, cuja construção começou em janeiro passado, faz parte da atual fase de ampliação estrutural do IFPE, que inclui nove bibliotecas, blocos acadêmicos e laboratórios nos campi de todo o Estado. “Somos testemunhas hoje de mais um trabalho muito bonito, uma investimento que ficará para sempre”, completou a diretora de Obras do Instituto, Virgínia Gouvêia.

Inauguração Biblioteca Campus Ipojuca12.jpgOBRAS NO CAMPUS BARREIROS – Na ocasião da inauguração do prédio, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de estruturação do Campus Barreiros do IFPE.

Foi autorizada a reforma da coberta e manutenção predial dos blocos administrativos e a reforma estrutural do Alojamento Masculino.

HOMENAGENS – Também compuseram a mesa de honra e receberam o reconhecimento do IFPE-Campus Ipojuca o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Romero Portella Raposo Filho; o secretário de governo da Prefeitura de Ipojuca, Romero Antônio Raposo Sales; e o deputado federal José Mendonça Bezerra Filho, ex-ministro da Educação que autorizou o início das obras da Biblioteca.

Inauguração Biblioteca Campus Ipojuca25.jpg“Fico feliz que tenhamos deixado esse legado na região. As Bibliotecas do IFPE são, antes de tudo, equipamentos públicos. Vão atender às necessidades dos estudantes do instituto e também  da comunidade externa”, afirmou o secretário de Educação Tecnológica do MEC, Romero Raposo Filho. “A Educação tem que ser um centro de agregação da sociedade, em torno do projeto comum de melhorar a formação dos nossos jovens”, concordou o deputado e ex-ministro Mendonça Filho.

Representante da Prefeitura de Ipojuca na mesa e homenageado, o secretário de governo Romero Sales destacou as parcerias entre a Prefeitura e o Campus Ipojuca desde sua instação, em 2007. “Eu também me sinto um pouco parte deste Campus. A Biblioteca certamente será muito enriquecedora para os alunos de toda a rede de educação da cidade”, disse.

“Desde o planejamento até a execução dos serviços da Biblioteca, quisemos construir um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem, acessar conhecimento e serem mais produtivas em seus estudos e esforços”, afirmou o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima. “Fico feliz por hoje estarmos inaugurando uma estrutura tão completa e de altíssima qualidade. Com todos trabalhando em torno desse projeto, só tinha mesmo como dar certo”.

Além dos homenageados da mesa, também receberam uma menção honrosa, por sua dedicação aos processos de contratação, fiscalização de obra e aquisições da nova Biblioteca, os servidores do Campus Ipojuca Francisco Ângelo Silva Neto, Jane Kely de Lima, Clarissa Fiuza e Azenate Soares, da Direção de Administração e Planejamento; Thiago Melo e Ádja Câmara, da Coordenação de Biblioteca e Multimeios; e a engenheira Marcela Araújo, da Diretoria de Obras do IFPE.

SERVIÇO DA BIBLIOTECA – A fim de organizar o novo prédio para o início do semestre acadêmico, a Biblioteca do Campus Ipojuca ficará, excepcionalmente, fechada durante as férias. A previsão é que os serviços sejam retomados, no início do novo semestre letivo, em fevereiro, já na nova estrutura.

Um segundo evento de inauguração será feito, com toda a comunidade acadêmica, quando iniciar o funcionamento da Biblioteca no novo espaço.