Início do conteúdo

Mecânica

O curso técnico Integrado em Mecânica articula a formação de nível médio à educação profissional, preparando técnicos de nível médio conscientes de seu papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico e tecnológico, bem como na melhoria dos processos de produção e qualidade da indústria. O curso busca viabilizar uma formação profissional pautada no domínio de saberes, de conhecimentos científicos e tecnológicos e de competências profissionais capazes de proporcionar aos formandos as condições de inserção e permanência no mundo produtivo.

O curso técnico integrado do Campus Ipojuca tem duração de três anos (3320 horas), e promove o desenvolvimento de competências da Base Comum Nacional do Ensino Médio, bem como de competências profissionais gerais e específicas da habilitação em Mecânica. Para obter o certificado de técnico(a), é necessário também cumprir 270 horas de práticas profissionais (Monitoria, projeto de pesquisa/extensão ou estágio supervisionado).

Para ingressar nos cursos técnicos da modalidade Integrado ao Ensino Médio, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental.

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Mecânica.

Perfil profissional

O(a) técnico(a) em Mecânica atua na área da manutenção/produção industrial como o elemento de ligação entre a engenharia e os demais setores de manufatura/produção. É um profissional capacitado para acompanhar as atividades de produção e para elaborar/executar planos de manutenção, contribuindo com a melhoria do desempenho de máquinas e equipamentos e com desenvolvimento dos trabalhos dentro dos padrões técnicos exigidos pela indústria e pelo mercado consumidor.

O que faz o(a) técnico(a):

  • Participa da elaboração e execução de projetos de sistemas eletromecânicos
  • Montar e acompanha a instalação de máquinas e equipamentos
  • Planeja e realiza manutenção preventiva e corretiva
  • Desenvolve processos de fabricação e montagem
  • Elabora documentação técnica, relatórios, gráficos, tabelas, demonstrativos e pareceres
  • Realiza compras e vendas técnicas;
  • Participa da elaboração de normas e procedimentos de segurança no trabalho e preservação ambiental
  • Atua na análise e pesquisa de mercado
  • Propõe melhorias nos processos de fabricação
  • Presta assistência técnica
  • É capaz de dialogar com a diversidade cultural, econômica e social do mundo do trabalho, e de enfrentar novos desafios científicos e tecnológicos de sua área
  • É comprometido(a) com problemas de ética, sustentabilidade e responsabilidade social

Acesse também:

Matriz Curricular – Veja a grade das disciplinas ministradas.

Corpo Docente – Confira a lista dos professores atuantes no curso.

Aspectos Legais – Consulte documentos do IFPE relacionados à oferta do Bacharelado em Engenharia Mecânica no Campus Ipojuca.

Gestão e Estrutura – Conheça laboratórios e salas de aula utilizados no curso e entre em contato com a coordenação.

Última atualização em 31/10/2023

Fim do conteúdo