Práticas Profissionais
https://www.ifpe.edu.br/campus/ipojuca/extensao/estagio
As práticas profissionais abrangem o estágio supervisionado; o trabalho em área afim ao curso (na condição de empregado formal, Jovem Aprendiz ou trabalhador autônomo); e também as atividades de Pesquisa, Extensão e Monitoria (incluídas textualmente nos planos de curso a partir de 2018).
A Coordenação de Estágios e Egressos (CEEG), ligada à Divisão de Pesquisa e Extensão (DPEX), processa os trâmites relativos ao cumprimento da prática profissional exigida dos estudantes do Campus. Todas as solicitações ao setor, com a documentação correspondente, devem ser feitas ao Setor Integrado de Atendimento ao Estudante (SIAD) , pessoalmente, na área de atendimento da Biblioteca, ou remotamente, via SIAD Digital.
A seguir, apresentamos as orientações para quem deseja::
(A) Começar a estagiar (estágio supervisionado, obrigatório ou não obrigatório)
(B) Aditivar o termo de compromisso de estágio (renovar o período de estágio) (C) Interromper/encerrar o estágio antes do prazo
(D) Validar trabalho (emprego formal, Jovem Aprendiz ou trabalho autônomo) como prática profissional
(E) Entregar o relatório parcial de Práticas Profissionais (Estágio)
(F) Entregar o relatório final de Práticas Profissionais (Estágio)
(G) Validar programas de Monitoria, Pesquisa ou Extensão como práticas profissionais
====================================
(A) Começar a estagiar
Para que o estudante possa estagiar em uma empresa ou instituição, é preciso que ela seja conveniada ao Campus ou a alguma agência de integração de estágio. Caso a empresa onde você pretende estagiar ainda não seja conveniada, entre em contato com a Divisão de Pesquisa e Extensão (DPEX), que cuida da celebração dos convênios de concessão de estágio.
Para estagiar, o(a) estudante precisa estar devidamente matriculado no IFPE e entregar através do SIAD-Digital, pelo menos 10 (dez) dias antes da data prevista para começar o estágio, os seguintes documentos:
● Termo de Compromisso de Estágio preenchido e assinado pela empresa conveniada e pelo(a) estudante. Caso o estágio tenha sido concedido por uma Agência de
Integração, o Termo de Compromisso de Estágio deve ser preenchido e assinado pela agência, pela empresa e pelo aluno.
● Plano de Estágio o preenchido e assinado pelo supervisor designado pela empresa concedente (profissional do quadro pessoal da empresa, responsável pela orientação e supervisão do estagiário). Caso o Termo de Compromisso já contenha a descrição detalhada das atividades do(a) estagiário(a), o Plano de Estágio não é necessário.
Observações:
● O estágio pode ser obrigatório (pré-requisito para obtenção do diploma) ou não-obrigatório. O procedimento para começar a estagiar é o mesmo. ● Se o período total do estágio exceder 12 meses, é preciso que a empresa indique o período do recesso de 30 dias do(a) estagiário(a).
● O(a) estudante só poderá começar a estagiar depois de concedida a autorização do IFPE, através da assinatura do Termo de Compromisso pela Divisão de Pesquisa e Extensão ou pela Direção do Campus Ipojuca.
● O Coordenador de Práticas Profissionais do curso irá designar o orientador (um professor do Campus) para o acompanhamento efetivo do estudante em suas atividades, relatórios e outros. O estudante saberá quem é o orientador quando receber os Termos de Compromisso assinados pela Direção, e deve entrar em contato com ele prontamente, para dar início às orientações.
● No caso de a empresa conveniada não oferecer seguro contra acidentes pessoais, o estudante deverá solicitar à CEEG sua inclusão no seguro oferecido pelo Campus. ● O prazo médio para tramitação do processo é de 10 (dez) dias úteis. Assim que a documentação estiver pronta, o(a) estudante será informado via e-mail para recebimento das vias do contrato de estágio devidamente assinadas.
====================================
(B) Aditivar o termo de compromisso de estágio
Para alterar qualquer cláusula do contrato de estágio – como, por exemplo, prorrogar o período de estágio inicialmente previsto – o(a) estudante precisa enviar pelo SIAD-Digital a seguinte documentação:
● Termo Aditivo ao Termo de Compromisso, assinado pelo estudante, pelo supervisor de estágio na empresa e por mais um funcionário/testemunha na empresa. Caso o estágio tenha sido concedido por uma Agência de Integração, o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso deve ser assinado pela agência, pela empresa e pelo estudante.
Observações:
● No Termo Aditivo, a data de início do novo período de estágio precisa, obrigatoriamente, começar no dia seguinte ao final do período original do estágio: ou seja, se seu estágio se encerrar no dia 15, obrigatoriamente o novo período tem que começar no dia 16. Se o período total do estágio exceder 12 meses, é preciso que a empresa indique o período do recesso de 30 dias do(a) estagiário(a).
====================================
(C) Interromper/encerrar o estágio antes do prazo
O(a) estudante ou a empresa que decidam rescindir o termo de compromisso de estágio antes do prazo previsto deverão formalizar seu pedido por escrito, entregando ao SIAD a seguinte documentação:
-
Termo de Encerramento do Estágio, no caso de empresas diretamente conveniadas com o IFPE. Se o termo de compromisso de estágio foi realizado via Agência de Integração, o estudante deverá procurar o modelo oferecido pela agenciadora e entregá-lo preenchido ao SIAD.
Observações: Para a tramitação futura da conclusão/entrega do relatório de estágio, o Termo de Encerramento tem a mesma validade da Declaração de Estágio Realizado — desde que seja em papel timbrado e carimbado pela empresa e contenha: o período de duração do estágio, a carga horária total realizada e as atividades desenvolvidas durante o estágio.
====================================
(D) Validar trabalho (emprego formal, Jovem Aprendiz ou autônomo) como Prática Profissional
Caso o(a) estudante já trabalhe na área do curso, pode solicitar a validação do tempo de trabalho como Prática Profissional ou estágio curricular. É preciso que a pessoa já tenha cumprido, como funcionário(a), Jovem Aprendiz, ou autônomo(a) a mesma carga horária mínima exigida para o estágio obrigatório.
ETAPA 1: Para solicitar a validação, o estudante deve encaminhar através do SIAD-Digital, primeiramente, os documentos que comprovem a prática profissional. Veja o que apresentar em cada caso.
Para reconhecimento de trabalho formal (emprego) |
|
Para reconhecimento de trabalho como Jovem Aprendiz |
|
Para reconhecimento de trabalho autônomo: |
|
● O pedido de autorização para validação de trabalho como estágio curricular será analisado no prazo médio de 10 (dez) dias úteis.
● O(a) estudante será informado(a) via e-mail sobre o resultado de sua solicitação; em caso de aprovação, será informado também o nome do orientador responsável por acompanhar suas atividades e auxiliar na elaboração do relatório de trabalho. O(a) estudante deve contatá-lo prontamente.
● Autorizada a validação, o(a) estudante tem o prazo máximo de seis meses, a contar da data de concessão da validação do estágio, para apresentar o Relatório Final.
ETAPA 2: Para dar entrada no processo de avaliação do Relatório de Trabalho, o estudante deve apresentar os seguintes documentos:
- Relatório de Trabalho/Emprego (modelo), conforme os padrões estabelecidos pelo IFPE
- Ficha de Avaliação do Relatório de Trabalho/Emprego, preenchida e aprovada por um supervisor na empresa (para empregados formais e Jovens Aprendizes) e por seu orientador do Campus.
Observações: O prazo médio para análise do relatório é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data de entrega do documento ao SIAD.
====================================
(E) Entregar o relatório parcial de Práticas Profissionais
Para estágio obrigatório:
Atendendo ao disposto na lei 11.788/08, que rege as atividades de estágio, o estudante deve, em prazo não superior a 06 (seis) meses, apresentar relatório parcial de estágio. Ou seja: o prazo para apresentação deste relatório é de até 06 (seis) meses, a contar da data de início do estágio.
É importante que o(a) estudante solicite orientação e que busque acompanhamento durante todo o período de desenvolvimento de sua prática profissional. Isso reverbera na qualidade de sua experiência profissional na área, bem como na qualidade do conteúdo de seu relatório.
Baixe o modelo de relatório parcial de estágio.
====================================
(F) Entregar o relatório final de Práticas Profissionais (Estágio)
Ao ser cumprida a carga horária mínima necessária prevista no Plano de Curso é preciso apresentar o relatório final. É importante que o(a) estudante o prepare ao longo de todo esse período e que solicite ao professor orientador o acompanhamento mensal de suas atividades e correção do relatório.
O estudante tem o prazo máximo de 06 (seis) meses, a contar do término do estágio, para apresentar seu relatório final, conforme disposto na Organização Acadêmica. Em casos excepcionais, devidamente justificado, o estudante poderá solicitar extensão de prazo para entrega deste relatório, conforme disposto na Organização Acadêmica.
Para dar entrada no processo de entrega do relatório, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos através do SIAD-Digital (clique no link para baixar os modelos):
● Ficha de Avaliação do Relatório de Estágio, devidamente preenchida e aprovada pelo supervisor da empresa e por seu orientador no IFPE.
● Declaração de estágio realizado preenchida pela empresa, em papel timbrado e com carimbo, informando o período de duração do estágio, a carga horária total realizada e as atividades desenvolvidas durante o estágio. O documento deve ser original (e não cópia).
● Relatório de Estágio, atendendo aos padrões estabelecidos pelo IFPE.
Observações:
● O prazo médio para tramitação do processo é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data de entrega do relatório ao SIAD.
● O estudante será informado via e-mail, de eventuais pendências ou da conclusão do processo de avaliação do relatório de estágio.
● Concluído esse processo, se o/a estudante não possuir mais nenhuma pendência com o IFPE, poderá solicitar o diploma através do SIAD-DIGITAL.
====================================
(G) Validar programas de Monitoria, Pesquisa ou Extensão como práticas profissionais
Para solicitar o registro como práticas profissionais das atividades de Monitoria, Pesquisa e/ou Extensão, é preciso encaminhar através do SIAD-Digital:
● Relatório Final de Monitoria, Pesquisa ou Extensão (ou relatório parcial, no caso de o estudante ter saído antes de finalizar o programa)
● Declaração de vínculo ao Programa de Monitoria ou ao Programa de Pesquisa ou Extensão, contendo o período em que o estudante esteve vinculado ao programa, a carga horária cumprida, o nome da ação (para os casos de Extensão), o componente curricular (para os casos de Monitoria) e o nome do orientador.
Observações:
● É necessário que o/a estudante também encaminhe os documentos através do Q-Acadêmico.
● Os documentos serão avaliados pelo coordenador de práticas profissionais do curso ao qual o estudante está vinculado. Somente após a aprovação, a carga horária desenvolvida será considerada como Prática Profissional.
● As validações de Monitoria, Pesquisa ou Extensão como práticas profissionais somente são possíveis para estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes.
Se houver dúvidas sobre qualquer um desses trâmites, entre em contato com a CEEG, pelo e-mail ceeg@ipojuca.ifpe.edu.br.
Para dúvidas específicas sobre o plano de curso, você também pode entrar em contato com o(a) coordenador(a) de práticas profissionais de seu curso. Confira:
- Técnico Integrado em Segurança do Trabalho: Alexsandro Silva de Aguiar
- Técnico Integrado em Mecânica: José Orlando Silveira Rocha
- Técnico Subsequente em Automação Industrial: Hildemar da Rocha Melo
- Técnico Subsequente em Química: Alberto Antônio da Silva
- Técnico Subsequente em Petroquímica: Nelson Alves da Silva Sobrinho
- Técnico Subsequente em Segurança do trabalho: Eraldo Alves da Silva
- Técnico Subsequente em Mecânica: Paulo Figueiredo Andrade de Oliveira Filho
- Técnico Subsequente em Construção Naval: Bráulio Bezerra Brandão
- Bacharelado em Engenharia Mecânica: Edson Fernando Pereira
- Licenciatura em Química: Maria Soraia Silva Cruz