IFPE encerra seminário sobre Educação em Construção Naval

O Campus Ipojuca do IFPE recebeu, nos dias 8 e 9 de dezembro, o II Seminário Nacional da Educação Profissional e Tecnológica na Área Naval. O evento é uma realização dos cursos de Construção na Naval do IFPE-Campus Ipojuca e do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra.

Nos dois dias de evento, palestrantes de instituições de ensino e de empresas da área naval discutiram aspectos da formação tecnológica e do mercado de trabalho em Construção Naval. “Esse é um evento de educação, ciência e tecnologia, que tem como pano de fundo o grande desafio de integrar melhor a academia e a indústria”, disse o diretor de Extensão do Campus, Guilherme Amorim, na abertura do seminário.

Participaram do segundo dia do evento o professor Pedro Henrique Dias, do IFF – São João da Barra; Cleder Bez Batti, do Senai de Itajaí (SC), que falou sobre eficiência produtiva; Tetyana Gurova, da UEZO-RJ, com uma palestra sobre a formação de técnicos e pesquisas na área de Construção Naval no Estado do Rio; Ricardo Barcellos, representante da RSANTT 3D Consult, expondo novas tecnologias de modelagem 3D aplicadas ao ensino e à indústria; Nadja Vanessa Miranda Lins, do CETAM, que falou sobre a formação de técnicos em Manaus; e Bruno França, falanso sobre os projetos do Estaleiro Vard-Promar, de Suape (PE).

Além dos palestrantes e de representantes convidados, participaram do Seminário 18 alunos do IFCE-Acaraú, que também oferece o curso de Construção Naval.

O coordenador do evento, professor Edson Fernando Pereira, agradeceu a presença dos estudantes e o apoio daqueles que contribuíram com a organização. “O objetivo desse Seminário e de outros eventos de integração que já realizamos é fazer o curso de Construção Naval crescer cada vez mais. É um evento bom para o nosso curso e bom para as instituições envolvidas”, afirmou, no encerramento do evento.