Notícias
NEGED Campus Ipojuca lança campanha ‘Maio contra a LGBTfobia’
O Núcleo recrutou estudantes e preparou uma lista de obras que retratam as temáticas de gênero e diversidades
O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGED) do IFPE – Campus Ipojuca organizou uma coletânea de vídeos, contos e exposição digital com o objetivo de fomentar a conscientização a respeito da temática da lgbtfobia.
Como forma de aumentar o engajamento, o núcleo também convidou estudantes e egressos a fazerem suas próprias indicações em formato de vídeos a serem publicados nas redes sociais do Campus. Para a coordenadora do NEGED, Danielle Ferreira, a campanha busca “fortalecer espaços de discussão na perspectiva do alcance de uma instituição ainda mais inclusiva”.
Confira abaixo a lista de obras indicadas pelo NEGED e, em nossas redes, os vídeos de indicações dos estudantes e egressos.
O AMOR É A CURA (2018)
Direção: Aline Fornel
O videodocumentário traz sete entrevistas focadas na experiência de assumir-se para o mundo. Cinco entrevistados(as) relatam como foi a aceitação de si mesmos(as) com relação a sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, desde a infância até atualmente. O filme é uma reflexão sobre a percepção de gênero e diversidade, como contar para os pais, o preconceito passado e a felicidade em viver sem se esconder. Os outros dois entrevistados são um pai e uma mãe de um homossexual, que contam como receberam essa informação e quais foram as adaptações necessárias ou não para aceitar o fato, além de ressaltarem a união da família como fundamental nesse processo. O Amor é a Cura é uma ferramenta de conscientização e encorajamento diante do cenário atual, no qual esse tema vem sendo tratado como doença
CAFÉ COM LEITE (2007)
Direção: Daniel Ribeiro
Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.
Assista ao curta
VESTIDAS DE NOIVA: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O CASAMENTO HOMOAFETIVO NO BRASIL
Direção e edição: Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani
Vestidas de noiva é um documentário que traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento de Fabia e Gabi. Entre beijos, flores e cetim, as duas apresentam outras histórias de amor homoafetivas, ativistas LGBT e figuras políticas. Vestidas de Noiva celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias homoafetivas.
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO
Roteiro e Direção: Daniel Ribeiro
A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.
Assista ao curta
NÃO SOU EU
Direção: Valber Neves
No país que lidera o ranking de assassinatos de transexuais, o curta-metragem aborda a questão trans a partir do personagem Gabriel, que enfrenta os desafios de se descobrir e entender, em meio aos preconceitos, o por quê de se considerar diferente dos outros meninos. O que acontece com Gabriel vai para além do seu corpo e atinge a família. Sua mãe é seu Porto Seguro, mas o pai não compreende e o maltrata por não ser um filho com comportamento viril. A história acontece em um lar tradicional do litoral catarinense, tendo a pesca como principal fonte de renda. Os produtores, Brenda e Valber, buscam dar mais visibilidade a um tema que, mesmo sendo altamente abordado pela mídia, ainda precisa de mais respeito e conhecimento sobre o que é a identidade de gênero.
Assista ao curta
DEPOIS DE TUDO
Direção: Rafael Saar
O filme é protagonizado por Ney Matogrosso e Nildo Parente e mostra a relação entre dois homens maduros. Eles possuem um relacionamento de anos, mas um é casado e tem filhos. Um amor sublime, verdadeiro, mas subjugado pelas convenções sociais.
Assista ao filme
NÃO GOSTO DOS MENINOS
Direção: André Matarazzo e Gustavo Ferri
Não Gosto Dos Meninos é um projeto inspirado na campanha internacional “It Gets Better” que reuniu, durante 12 horas, 40 pessoas de backgrounds e histórias de vida completamente distintas com um objetivo comum: se mostrar. É uma iniciativa brilhante e que não acontece isolada, a temática já não é mais tão tabu como já foi, por exemplo: nos anos 90′, existe uma produção considerável de conteúdo desse tipo sendo realizada no Brasil, a fim de desmistificar, desconstruir e desestigmatizar a homossexualidade nesse país. O curta é uma obra de André Matarazzo e Gustavo Ferri em uma emocionante iniciativa.
Assista ao curta
CINEMA EM 7 CORES
Dirigido por: Felipe Tostes e Rafaela Dias
Cinema em 7 Cores traça um panorama histórico de como o personagem gay foi retratado nas telas grandes brasileiras, desde sua origem nas chanchadas dos anos 50 até os dias atuais. O filme investiga as origens dos preconceitos, estereótipos, assim como a importância da identificação com representações construtivas desses personagens.
Assista ao filme
(TRANS)PARÊNCIA
Direção: Igor Travassos
Depoimento da transexual Maria Clara Araújo. Curta metragem realizado por Igor Travassos e Letícia Barros para a cadeira de Documentário Clássico na turma do professor Cid Vasconcelos, Cinema e Audiovisual, UFPE. Janeiro, 2014.
Assista ao curta
O MESMO AMOR
Idealizado e Roteirizado por: Paulo do Valle, Ligia Dumit, Luiza Judice, Mariane Galacini
O documentário “O Mesmo Amor” é um retrato da relação de homossexuais com a religião a partir da história de vida de personagens que encontraram, dentro de um ambiente religioso que acolhe a diversidade, conforto e realização com a própria fé. O projeto tem como foco a Igreja Cristã Evangelho Para Todos, uma das primeiras igrejas cristãs do Brasil a pregar a Teologia Inclusiva.
Assista ao documentário
QUANDO A NOITE ACABA EM SILÊNCIO
Dirigido por: Herbert Bianchi
Quais as palavras certas para dizer na hora de ir embora? Depois de três anos morando juntos, Lucas vai partir e deixar o apartamento que divide com Artur. Poucas palavras e muito café em uma noite sobre uma menina que morreu, um Totoro perdido e um adeus necessário.
VOS DECLARO
Realizadores: Ana Elisa Pinho, Anna Carolina Papp, Giovanna Rossin, Mariana Payno Gomes, Mayara Teixeira e Rafael Nascimento de Carvalho. Professor orientador: Renato Levi.
Documentário sobre a união homoafetiva, realizado por alunos de jornalismo da ECA USP, disponibilizado na internet. O tema propõe um debate da conquista da comunidade LGBT+ no tribunal de justiça: todos são iguais perante a lei e, portanto, têm os mesmos direitos.
Assista ao documentário
OS NOSSOS FILHOS
Produção: Põe na Roda
A família, a criação, métodos de concepção ou adoção, a escola, o preconceito, e acima de tudo, muito amor. Mostrando que, ao contrário do que uns propagam, existem sim maneiras de 1 ou 2 iguais constituírem família e ter filhos.
Assista ao vídeo
QUEERENTENA
O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo realizou sua primeira exposição virtual. Segundo a instituição, “são artistas LGBTI+ que, a partir da hermética situação que a pandemia impôs, encontraram formas para criar e discutir, junto com as pautas do cotidiano, a discriminação, a exclusão, o medo, a solidão e a nova vida na era da contaminação.”
Confira a exposição
MELHORES CONTOS
Seleção feita por Marcelo Secron Bessa reúne os melhores contos de Caio Fernando Abreu.
Acesse a seleção