Trabalhos e palestras discutem questões de gênero no mês da Mulher

Mesa-redonda com gestoras, bate-papo sobre movimento estudantil e trabalhos de docentes, estudantes e servidoras integraram a programação da Semana

O IFPE-Campus Ipojuca promoveu, durante o mês de março, apresentações e rodas de diálogo sobre visibilidade e valorização do trabalho feminino. Organizada pela Divisão de Direitos Humanos da Direção-Geral (DDH), a programação contou com a participação de servidoras, estudantes e colaboradoras sob o tema “Estrelas do Campus: mulheres extraordinárias, talentos únicos”.

Mulheres ocupando cargos de gestão no IFPE Ipojuca, a diretora geral, Viviane Lucy Santos, e a diretora de Ensino, Luciene Lira de Souza, foram convidadas para um bate-papo sobre questões de gênero em posições de liderança. “Quando a mulher assume determinada posição no trabalho, todas as nossas obrigações familiares continuam. Muitos homens fazem, sim, também a sua parte nos trabalhos domésticos, mas das mulheres parece que já é esperado que ela assuma mais responsabilidades sem abrir mão de nada”, disse Lucy. A diretora de Ensino deixou também um recado às meninas do auditório: “Sempre digo às estudantes, que não deixem de falar quando tiverem oportunidade. As vozes masculinas vão continuar ali, ao nosso lado, mas não podemos nos deixar sombrear, nos colocar em um lugar inferior. Vamos ocupar esses espaços”.

O Mês da Mulher em 2024 também convidou professores e servidores do Campus para contribuírem com reflexões de gênero. Juliana Lucena, professora e coordenadora do projeto de extensão  tecnológica “Mulheres na Eólica”, apresentou as realizações da iniciativa e falou sobre a boa receptividade de profissionais da indústria eólica com a questão da inclusão de profissionais mulheres no setor; Crislândia Nascimento, chefe de gabinete do Campus e mestranda em educação financeira entre profissionais do serviço público, apresentou uma palestra sobre educação financeira a estudantes; o professor Carlos Henrique, de Educação Física, ofereceu uma oficina com exercícios funcionais voltados principalmente ao público feminino, lembrando os benefícios de se manter o corpo em movimento. Em uma conversa sobre vozes femininas no movimento estudantil, Kátia Silva, do Subsequente em Segurança do Trabalho, falou um pouco sobre sua experiência em movimentos sociais na região.

Os estudantes dos Ensino Médio Integrado participaram ativamente do evento, constituindo a maior parte do público e também apresentando trabalhos em sessões públicas. Mulheres com destaque na Ciência, a invisibilidade de trabalhos de limpeza e cuidado e os tipos femininos nas diversas escolas literárias foram alguns dos assuntos abordados.

Confira aqui as fotos das atividades do Mês da Mulher 2024 no IFPE-Campus Ipojuca.

Consulte a programação completa da Semana da Mulher.