Projeto de incubadora do IFPE Olinda conquista premiação internacional

MAMIS, desenvolvido por estudantes do Campus Paulista, conecta doadoras de leite materno e bancos de leite

A equipe do MAMIS, projeto desenvolvido por estudantes do IFPE Paulista e incubado pelo Núcleo de Inovações Humanas de Olinda (NINHO) do IFPE Olinda, conquistou o segundo lugar no Poliempreende, evento realizado em Portugal. A premiação é de 1000€.

O projeto consiste numa plataforma integrada, tanto no formato web como mobile, que estabelece um canal direto de comunicação entre possíveis doadoras de leite materno e os bancos de leite. O objetivo é ampliar o número de doadoras, potencializar os bancos de leite de Pernambuco e humanizar o processo, levando em conta a dificuldade que mães com bebês prematuros encontram para conseguir leite materno.

Além de fazer a conexão entre doadoras e os bancos, a plataforma traz informações sobre como realizar todo o processo de doação, desde a preparação dos potes e acondicionamento até dicas de amamentação. Há ainda um canal para compartilhamento de histórias de mães que foram beneficiadas pelas doações, mapa interativo da localização dos bancos de leite e ainda ferramenta que auxilia as mães com os cuidados com o bebê.

A plataforma foi desenvolvida por estudantes do curso de Análises e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Paulista e contou com a mentoria das professoras Rosy Ferreira, também do Campus Paulista, e Adriana Bastos, do Campus Cabo. O projeto ainda participou do Startup Way e Federais Club, desafio realizado pelo Sebrae.

A professora Rosy Ferreira se emocionou com o resultado. Na época do desenvolvimento do projeto, ela estava amamentado. “Há muitas mães que têm leite sobrando e querem doar, mas acabam desistindo por desconhecimento ou pela questão burocrática. Fui doadora do IMIP e atravessei toda essa questão burocrática. Foi meu grande problema. A ideia dos estudantes chegou bem nesse momento da minha vida. É uma iniciativa linda”, comemora.

O estudante Estevão Lucas Silva que integra o Mamis estava desestimulado com o desenvolvimento do aplicativo. Chegou a pensar em desistir em 2021. Só depois do incentivo das professoras, resolveu participar do desafio. Ao saber do resultado da premiação, as energias foram renovadas. Ele caiu em lágrimas ao telefonar para a sua mãe para contar a notícia. “Estou muito grato às professoras. Realmente, estava sem ânimo, mas quero realizar muito esse trabalho para a sociedade”, explica.

A equipe do Mamis é ainda formada pela estudante Luciana Araújo. A meta agora é viabilizar o aplicativo.

O Núcleo de Inovações Humanas de Olinda – NINHO é uma incubadora do IFPE Olinda com objetivo de promover a conscientização empreendedora, auxiliando estudantes no desenvolvimento do protótipo do produto ou serviço de base tecnológica, na elaboração do Plano de Negócios e na capacitação empresarial dos empreendedores para a gestão de negócios.