Notícias
IFPE Olinda abre seleção para vagas remanescentes do Programa PartiuIF
Inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente nos dias 13 e 14 de maio
O IFPE Campus Olinda publicou, nesta sexta-feira (9), o Edital nº 10/2025, que abre seleção simplificada para preenchimento de vagas remanescentes no Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – o PartiuIF. O programa é voltado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública, com histórico de vulnerabilidade social.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente nos dias 13 e 14 de maio de 2025, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no IFPE Campus Olinda (Av. Fagundes Varela, 375 – Jardim Atlântico, Olinda-PE). Ao todo, estão sendo ofertadas 16 vagas para o curso com carga horária de 320 horas, que será realizado de forma presencial às terças e quartas-feiras, das 18h às 22h, ao longo de oito meses.
O curso contempla componentes curriculares de formação básica (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza) e formação suplementar (práticas complementares). Os estudantes selecionados terão direito a ajuda de custo no valor total de R$ 1.600,00, dividida em oito parcelas mensais de R$ 200,00, desde que mantenham frequência mínima de 75%.
Quem pode participar?
Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental (1º ao 8º ano) em escolas públicas ou comunitárias conveniadas com o poder público, conforme a Lei nº 14.945/2024. Além disso, os candidatos devem pertencer a grupos prioritários definidos pela Lei nº 12.711/2012, como estudantes oriundos de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência.
Documentação exigida
Durante o ato da inscrição, será necessário apresentar documentos como histórico escolar ou declaração de escola pública, foto 3×4 recente, documento de identidade, CPF, comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), documento comprobatório de regularidade com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos) e documento do responsável legal (para menores de idade). A lista completa está disponível no edital.
Seleção e matrícula
A seleção será feita por ordem de inscrição, mediante entrega completa da documentação exigida. Candidatos excedentes formarão uma lista de espera, que poderá ser usada para convocação em caso de desistência até 30 dias após o início das aulas.
A matrícula será realizada presencialmente, pelo próprio candidato maior de idade, responsável legal ou procurador(a) legalmente constituído(a).
Mais informações:
Confira o edital completo aqui