Início do conteúdo

Exposição de desenho decolonial será aberta na terça (5)

Obras foram produzidas por estudantes do curso de extensão


As obras produzidas por estudantes do curso de extensão Desenho Decolonial Afro-indígena serão expostas a partir da próxima terça-feira (5), no pátio do IFPE Olinda. A abertura será às 10h e contará com apresentação musical da artista Laura Sivini. Os trabalhos ficarão expostos até o retorno das aulas do segundo semestre.

O material artístico é resultado do primeiro módulo do curso, que contou com a participação de diversos artistas de raízes étnicas africanas ou indígenas. Toda semana, um convidado apresentava uma técnica e compartilhava suas experiências. “Enquanto professor sou apenas um mediador”, explica o professor do curso, Angelo Meyer. Durante as aulas, também houve discussões sobre decolonialidade baseadas nos textos de Laurentino Gomes.

Ao longo do semestre, foram trabalhadas as técnicas de carvão, com a artista Ana Neves; assemblage, com Ysa Artes e pastel seco, com Márcia lima. Todas elas são artistas egressas do curso de Artes Visuais do IFPE Olinda. Também foram recebidos Ziel Karapotó, que ensinou a técnica de desenho com fumaça; Thiago Claudino, que trabalhou com o café e Dogvan Ferreira, que compartilhou a frotagem.

O curso terá continuidade no segundo semestre de 2022, com a mesma dinâmica de convidar artistas para compartilhar experiências. Haverá um período de inscrição para o preenchimento de vagas por novos estudantes. “Os novatos não terão dificuldades, pois o curso seguirá a mesma metodologia, explorando diferentes técnicas a cada semana”, explica Angelo.

 

Fim do conteúdo