Notícias
IFPE Olinda e ABRAz-PE celebram Dia da Pessoa Idosa com parceria
Ação do Núcleo 60+ promove atividades e fortalece iniciativas voltadas ao envelhecimento ativo
Neste 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Núcleo 60+ do IFPE Olinda celebrou seus dois anos de existência com uma ação especial que oficializou a parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Pernambuco (ABRAz-PE). A iniciativa visa fortalecer as atividades voltadas ao público idoso especialmente com Alzheimer, com encontros mensais e ações conjuntas.
Desde que foi criado, o Núcleo 60+ desenvolveu uma série de ações voltadas para pessoas com mais de 60 anos, como oficinas de tecnologia, estamparia, teatro, modelagem, artecolagem, fotografia, bordado, culinária e arteterapia. Outro destaque são os grupos de estudos, como o de Gerontologia, realizado em 2023, e o Grupo de Estimulação Cognitiva 60+, em andamento ao longo de 2024.
“Estamos em um mundo envelhecido. Os idosos serão maioria. Por isso, precisamos estar atentos aos nossos direitos e cobrar políticas públicas”, conclamou a voluntária do grupo de apoio da ABRAz Pernambuco, Elizabeth Bezerra. Ela expressou alegria com a parceria firmada e encantamento ao conhecer as ações realizadas no Campus. A parceria prevê encontros mensais no IFPE Olinda, além de ações conjuntas com o Núcleo 60+.
O coordenador do Núcleo 60+, José Davison da Silva Júnior, destacou a importância das ações desenvolvidas para promover um envelhecimento ativo. “O sistema de saúde não dá conta de atender as pessoas idosas. Por isso, é fundamental trabalharmos com a prevenção”, apontou.
A aposentada Aline Cerqueira participou de várias das oficinas oferecidas. “Estava presente na primeira, de musicoterapia”, contou. Para ela, as atividades colaboram para o seu enriquecimento pessoal, tanto no aprendizado quanto no aspecto social. “A gente aprende, conhece pessoas e troca experiências.” Aline também participa de outras ações em diferentes instituições, como coral e grupos da terceira idade. “Eu não sou velha, nem idosa. Sou vaidosa. Não sinto essa idade de 76 anos”, comemorou.
O Núcleo 60+ foi reconhecido como uma experiência exitosa pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 2023, e foi novamente indicado pelo IFPE na edição de 2024 da Reditec. O objetivo é que a experiência seja replicada em outros campi do IFPE e também em outros institutos do Brasil.
O Núcleo é uma instância criada pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Pernambuco para propor, orientar e executar ações de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e gestão de pessoas direcionadas à pessoa idosa, com o objetivo de produzir conhecimento e valorizar o potencial desse público.
Contato: nucleo60@olinda.ifpe.edu.br