IFPE promove Curso de Formação de Gestores de Pesquisa

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoveu, entre os dias 21 e 23 de agosto, no hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, o curso de formação de gestores em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Participaram cerca de quarenta servidores, entre docentes e técnicos administrativos dos 16 campi que compõe a instituição. O objetivo do inédito encontro foi capacitar os gestores quanto aos procedimentos, rotinas e regulamentos na área da pesquisa.

=> Confira a galeria de fotos

O primeiro dia de trabalhos contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro, que socializou as metodologias das ações e discutiu sobre as atribuições da gestão de pesquisa, além de apresentar os documentos norteadores que regem essa área.

Outro ponto de destaque, apontado por Mário Monteiro, foi as grandes conquistas alcançadas pelo IFPE ao longo dos últimos dez anos no setor de pesquisa. A título de exemplificação, ele informou que em 2015, a instituição disponibilizou mais de 1 milhão de reais para o custeio de bolsas de iniciação científica para estudantes. De 2016 até o dia 31 de julho desse ano, foram quase 1 milhão o montante de investimentos. “Nós somos o décimo Instituto Federal em número de grupos de pesquisa, dentro da rede federal. Se considerarmos apenas a Região Nordeste, subimos para o quinto lugar, perdendo apenas para Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Hoje, o IFPE tem 115 projetos de pesquisa vigentes e 85 grupos de pesquisa cadastrados.”, declarou Monteiro.

Nos dias 22 e 23, as palestras ficaram por conta do Diretor de Pesquisa, Márcio Vilar; o Coordenador de Pesquisa, Flávio Albuquerque; o Diretor de Licitação e Contratos, Webster Campelo; a Coordenadora de Pós-Graduação, Andréa Dacal; o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Frederico Duarte e o Assessor de Inovação Tecnológica, Rodrigo Albert.

Para o Diretor de Pesquisa, Márcio Vilar, o encontro com os gestores foi ímpar, por ser o primeiro curso de formação com certificação. “Os gestores já tinham acesso aos regulamentos, porém o encontro presencial esclarece melhor as dúvidas, pois é dada a oportunidade de explicar como são construídos os regulamentos e como é o modo de agir da Pró-Reitoria. Diante disso, trazendo os gestores de pesquisa para dentro de um debate e eles se sentem parte integrante na construção do processo.”, enfatizou Vilar.

De acordo com Wilmar Ferreira, um dos participantes do curso, o encontro foi produtivo e necessário. “Muito boa essa sistematização e todos os participantes receberem certificados. Espero que ações como essa, se estendam para áreas de extensão e ensino. Os palestrantes estão de parabéns, pois  exploraram tudo o que trabalhamos no dia a dia, de uma forma clara e objetiva. Aprendemos coisas novas e tiramos muitas dúvidas também.”