Caravana de Extensão promove atividades na comunidade Xukuru de Cimbres

Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, programação incluiu a realização de oficinas e rodas de diálogos

Entre os dias 18 e 19, o IFPE Campus Pesqueira deu continuidade às ações da Caravana de Extensão na comunidade indígena de Xukuru de Cimbres. Promover a troca de saberes e experiências foi um dos principais objetivos do encontro que envolveu dezenas de indígenas, além de educadores e estudantes.

=> Acesse a galeria de fotos

Durante a abertura, o diretor de extensão do IFPE, Victor Wanderley, entregou ao cacique, Francisco de Assis Cabral, um quadro simbolizando a presença do IFPE na aldeia. Em seguida, para dar continuidade aos trabalhos, os presentes foram convidados a dançar o Toré, ritual sagrado para os indígenas.

A programação incluiu , rodas de diálogos sobre a coleta de lixo seletivo e suas possibilidades, além de oficinas sobre práticas em bioconstrução promovidas por estudantes e professores do IFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o cultivo e a manipulação de plantas alimentícias não convencionais bem como sobre a coleta seletiva de lixo. As oficinas foram ministradas pelo estudantes bolsistas vinculados a UFRPE, Alan Souza e Henri Adso.

No período da tarde, foram promovidas atividades de recreação com as crianças da aldeia. Esse momento, batizado de Cesta literária, teve a participação da coordenadora de políticas inclusivas da PROEXT, Alaíde Cavalcanti e o egresso da Trupe Cultural do Campus Pesqueira, Anderson Alves, que desenvolve projetos de formação de escola de circo.

A Caravana de Extensão também contou com a participação da Coordenadora de Extensão Rural da Proext, Vivian Motta, da Diretora de Extensão do Campus Pesqueira, Anicélia Ferreira, do coordenador de políticas inclusivas do Campus, Otávio Silva, do professor Rafael Roney e do estudante do Campus Barreiros e bolsista do CNPq, Edgard Caliento.

Para o diretor geral do Campus Pesqueira, a ação representa um grande impacto social organizada pela Reitoria do IFPE e Pró-Reitoria de Extensão, em conjunto com o Departamento de Extensão do Campus Pesqueira. “A partir desse movimento, o Campus Pesqueira colabora com informações tecnológicas na Área de Edificações, oportunizando o debate sobre a implantação de construções sustentáveis (Bioconstrução), dentre outras tecnologias e, ao mesmo tempo, interagindo com a Comunidade Indígena em uma produtiva permuta de conhecimentos que avançam para a realidade cultural, histórica e sociológica deste Povo, agregando aos extensionistas do IFPE um rico portfólio de formação científica e humanística.”, destacou.