Curso de extensão sobre “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência” é ofertado no Campus Pesqueira

O público-alvo foram alunos do curso de bacharelado em enfermagem.

O Departamento de Extensão e a Coordenação de Políticas Inclusivas do IFPE Campus Pesqueira ofertaram, gratuitamente, nos dias 14 e 15 de setembro, o curso de “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”. O público-alvo foram alunos do curso de bacharelado em enfermagem.

Galeria de fotos => https://goo.gl/d3Ui2z

Com carga horária de nove horas aula, no primeiro dia os estudantes tiveram a oportunidade de participar da palestra com a psicóloga e coordenadora, Danielle Calado; a enfermeira Fernanda Kaline e a auxiliar administrativa Nayara Berenguer, todas funcionárias da Associação de Portadores de Direitos Especiais) PODE. O tema da palestra transitou entre: Atenção em Saúde para Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites e A Enfermagem no Processo de Habilitação/Reabilitação da Pessoa com Deficiência.

Já no segundo dia do curso, eles fizeram uma visita técnica a PODE (Associação de Portadores de Direitos Especiais). Lá, os estudantes conheceram as crianças com necessidades especiais e os locais onde ocorrem os atendimentos e áreas de recreação.

De acordo com o Coordenador de Políticas Inclusivas, Otávio Silva, o curso foi oferecido em alusão à semana da pessoa com deficiência, que é lembrado anualmente no mês de agosto. “É o momento de problematizarmos as vivências, as políticas, as conquistas e as metas de luta da pessoa com deficiência. Tivemos como parceira, a PODE que foi muito receptiva ao nos acolhermos durante a visita técnica.”, explicou.