Estudantes do curso de enfermagem participam de ação comemorativa ao Dia Mundial da Saúde

Foram ofertadas palestras, práticas de atividade física, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação nutricional.

Cerca de cinquenta pessoas cadastradas no Programa Academia das Cidades no município de Sanharó/PE receberam uma ação de educação em saúde ofertada pelos estudantes ligados ao grupo de extensão Saúde e Movimento, formado pelos alunos do curso bacharelado em enfermagem do IFPE Campus Pesqueira, sob coordenação do professor Luciclaudio Barbosa. As atividades ocorreram no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

As ações tiveram como finalidade estimular a promoção de exercícios físicos como aliado a saúde e consistiram em uma caminhada que partiu da praça localizada na entrada da cidade até a Academia das Cidades, onde foram desenvolvidas atividades que envolveram palestras sobre alimentação saudável, aula de zumba, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e ao término foi ofertado um lanche nutritivo aos participantes.

Estavam presentes na ocasião, o secretario de saúde do município, a nutricionista do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), e os profissionais que compõem o quadro de funcionários da academia.

O projeto de extensão “Saúde e Movimento” tem como objetivo avaliar quais as influências do exercício físico na resposta imune e compreender qual a relação dessa prática com a ocorrência de infecções das vias aéreas superiores (IVAS). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, a segunda maior causa de mortalidade no município de Sanharó estava relacionada a doenças do aparelho respiratório, o que levou o grupo a optar pela cidade para sediar as atividades do projeto.

“Pretende-se ainda estabelecer outras parcerias e consolidar novas propostas que oportunizem o desenvolvimento de atividades para promoção e prevenção à saúde desses usuários, tornando-os dessa forma multiplicadores de conhecimento. Além disso, almeja-se a estimulação da produção acadêmico-cientifica dos estudantes envolvidos, fortalecendo a tríade que rege o instituto ensino, pesquisa e extensão.”, informa, Barbosa, coordenador do projeto.

Esta é a segunda ação de saúde na cidade em que o grupo é engajado. A primeira foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Confira as fotos do evento aqui