Movimento Encrespa Geral palestra no IFPE Campus Pesqueira

Os estudantes participaram de uma roda de diálogo com a presença do grupo Encrespa Geral, além de mulheres servidoras públicas do IFPE

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o IFPE Campus Pesqueira elaborou uma programação especial para lembrar a data. Nesta terça (07), no auditório, os estudantes participaram de uma roda de diálogo com a presença do grupo Encrespa Geral, além de mulheres servidoras públicas do IFPE que contaram suas lutas e conquistas para firmarem sua identidade negra na sociedade.

Com o tema “Empodere-se, solte o seu cabelo e reafirme sua identidade”, elas contaram suas vivências e o que é o movimento Encrespa. “O projeto incentiva o uso do cabelo natural, crespo e cacheado, valorizando a autoestima, estética e identidade negra.”, explica Vânia Freitas, uma das integrantes do grupo.

Para Joana Figueirêdo, integrante do Coletivo Feminista e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Caruaru, a mulher negra ainda hoje sofre preconceitos. “Ainda existe muito racismo. Sempre é bom lembrar-se da nossa raiz histórica a qual não é contada, infelizmente, nos livros. É uma história pautada na violência e sofrimento. Não é uma história romântica. As mulheres negras que foram escravizadas. Nós não somos descendentes de escravos. Nós somos descendentes de pessoas que foram escravizadas. Antes desse processo tão violento que foi a escravidão, nós tínhamos nossas culturas, éramos reis e rainhas na África. Vivíamos do nosso trabalho, nossa arte e cultura e fomos trazidos de maneira violenta e criminosa para o Brasil.”, destacou.

Confira todas as fotos aqui